Marketing
100% das empresas usam redes sociais para divulgar Black Friday
Ao longo dos anos, a Black Friday deixou de ser limitada a uma única sexta-feira de descontos, estendendo-se por todo o mês e sendo agora chamada de Black November. Com a proximidade desse evento tão importante para o varejo, uma pesquisa da Rcell revela que todas as empresas estão apostando nas redes sociais para o marketing.
Dentre os canais mais eficazes para promover as ofertas da Black Friday, segundo o levantamento, 100% das empresas destacam a presença nas redes sociais como fundamental, enquanto 56% consideram o WhatsApp uma ferramenta valiosa, e 25% apostam no e-mail marketing.
“A Black November deste ano é a grande oportunidade para os varejistas brasileiros, tanto para aumentar suas receitas, quanto para reforçar suas marcas no mercado. As expectativas positivas predominam, e os dados que coletamos mostram que, com planejamento estratégico e uso eficiente das ferramentas de marketing, o varejo pode alcançar resultados expressivos nesta data tão aguardada”, afirma Alexandre Della Volpe Elias, CMO do Grupo Rcell.
Outro dado relevante sobre os canais de divulgação utilizados pelas empresas durante a Black Friday revela que 87% delas investem em comunicação em seus sites (e-commerce) como principal meio de promoção. O Instagram é utilizado por 81%, seguido de perto pelo WhatsApp, com 75%. O Facebook também tem forte presença, sendo utilizado por 62% das empresas, enquanto o e-mail marketing aparece com 56%. Plataformas mais recentes, como o YouTube (31%) e o TikTok (25%), estão ganhando espaço, refletindo a diversificação das estratégias de marketing digital na data mais importante do varejo.
Em relação à medição da satisfação do cliente durante a Black Friday, 56% das empresas utilizam pesquisas de satisfação e feedbacks diretos para esse propósito, enquanto 43,8% não fazem essa medição. Quando se trata da experiência do cliente, as empresas priorizam, de forma significativa, a clareza e transparência na comunicação das ofertas, agilidade na logística, condições de pagamento atrativas e o treinamento da equipe de vendas.
Na comparação entre a Black Friday de 2022 e 2023, as empresas observaram um aumento na participação das vendas online e no ticket médio das compras realizadas. Para manter o engajamento dos clientes ao longo do ano após a Black Friday, as empresas utilizam estratégias como telemarketing ativo para novas ofertas, CRM para gestão de relacionamento e WhatsApp para comunicação direta.
Embora o investimento em estratégias de marketing digital, juntamente com a atenção à experiência do cliente, destaca-se como um diferencial para os varejistas que se preparam para esse período competitivo, ajustar as ofertas para o novo cenário de novas demandas dos consumidores. Isso se mostra ainda mais vantajoso para a maximização de vendas, tornando a Black November não apenas um evento lucrativo, mas alinhado às tendências emergentes. “A combinação entre as estratégias e a antecipação dos novos comportamentos de consumo pode garantir resultados muito mais expressivos”, conclui Elias.