E-commerce
Compras online de 84% dos braslieiros não são planejadas
Levantamento da Criteo mostra que 64% dos entrevistados compram produtos que viram pela primeira vez nos sites dos varejistas
No primeiro trimestre deste ano, 84% dos brasileiros realizaram compras online não planejadas, sendo que a principal influência para esse consumo por impulso foram os anúncios de produtos em plataformas de comércio eletrônico. Essa é a conclusão de uma pesquisa da Criteo, que entrevistou mais de 1.000 consumidores brasileiros. O estudo revelou ainda que 64% dos entrevistados compraram produtos que viram pela primeira vez ao navegar em sites de varejistas de e-commerce.
Essas compras não planejadas, que englobam desde a mudança para marcas desconhecidas durante a pesquisa até compras adicionais além das pesquisas iniciais, demonstram o grande potencial dos sites de e-commerce em gerar receitas de publicidade além do seu negócio principal de varejo, permitindo que as marcas alcancem e envolvam os consumidores em todas as etapas da jornada de compra.
De acordo com a pesquisa, 47% dos entrevistados foram motivados a fazer uma compra não planejada devido a promoções anunciadas, enquanto 28% atribuíram sua decisão de compra ao fato de que o produto atendia às características que pretendiam adquirir. Além disso, 20% afirmaram que a compra foi realizada devido à qualidade do próprio anúncio online. Portanto, uma experiência de publicidade relevante e personalizada continua sendo uma prioridade para os profissionais de marketing.
Tiago Cardoso, Diretor Executivo para a América Latina da Criteo, destaca que as compras online podem ser impulsionadas pela adoção de conceitos como o retail media, que permite que as marcas aumentem sua visibilidade nas plataformas de e-commerce, semelhante ao destaque dado a determinados produtos nas prateleiras das lojas físicas. Com a retail media, é possível exibir anúncios nativos e de exibição na página inicial, na página de categoria, na página de pesquisa ou na página de detalhes do produto, alcançando os consumidores em diferentes estágios da jornada de compra.
Cardoso enfatiza que o mercado está evoluindo além dos cookies e adotar estratégias como a retail media é uma nova forma de gerar resultados positivos para marcas e consumidores. À medida que a publicidade digital se distancia dos dados de terceiros, devido ao abandono do uso de cookies, abre-se uma grande oportunidade para os varejistas online utilizarem seus próprios dados para gerar receita por meio da venda de anúncios para marcas em suas plataformas de e-commerce.
No setor farmacêutico, as compras online têm sido impulsionadas significativamente, com um crescimento de 52% em 2022. Os produtos para cabelo, cuidados faciais e proteção solar foram os segmentos com maior representatividade entre os 10 principais na área de cuidados pessoais, totalizando vendas milionárias. Além disso, o mercado de vitaminas, minerais e suplementos acumulou mais de R$1 bilhão em vendas. O e-commerce de farmácias também se beneficiou dos produtos para bebês e para incontinência urinária, que são volumosos e muitas vezes constrangedores para serem comprados em lojas físicas, mas apresentam mais opções e preços melhores no ambiente online.
Imagem: Freepik