Comportamento
9 em cada 10 consumidores europeus preferem compras em lojas físicas
O varejo europeu está mudando dramaticamente, apresentando tanto desafios quanto oportunidades para otimizar as vendas no comércio eletrônico e em lojas físicas. A profunda transformação nos hábitos dos consumidores europeus é claramente evidenciada no relatório The State of Shopping 2024, realizado pela ShopFully em colaboração com o Offerista Group, que envolveu 11.000 consumidores que interagem regularmente com os marketplaces das empresas.
A pesquisa revela cinco principais tendências no comportamento do consumidor:
TENDÊNCIA 1: Exigindo o melhor dos dois mundos
Uma das descobertas mais surpreendentes da pesquisa é que 92% dos entrevistados preferem fazer compras em lojas físicas. Isso se deve principalmente ao fato de que eles podem ver, tocar e experimentar os produtos. No entanto, não se trata apenas de físico versus virtual. Mais de três quartos dos compradores europeus (78%) pesquisam online antes de finalizar as compras nas lojas.
Fica claro que os consumidores exigem tanto o físico quanto o digital – e as marcas e varejistas têm a chance de preencher essa lacuna e criar uma abordagem omnichannel integrada que impulsione as vendas. Por exemplo, uma melhor integração pode significar que as lojas aprendam com o lado digital sobre como oferecer experiências de compra mais acessíveis e eficientes.
TENDÊNCIA 2: Qualidade e preço em primeiro lugar
A lealdade à marca é baixa entre os compradores europeus, com apenas 16% dos entrevistados afirmando serem consistentemente leais. Então, o que leva os consumidores a escolherem uma marca específica? Dois terços disseram que a qualidade é o principal critério, enquanto 59% indicaram o preço e 40% citaram experiências anteriores.
As promoções também têm influência. Pouco menos de 60% dos entrevistados afirmam que promoções desempenham um papel importante na tomada de decisão ao longo do ano, enquanto apenas um terço espera pelas tradicionais temporadas de vendas para fazer grandes compras. Evidentemente, os consumidores estão se tornando mais criteriosos, investigando cuidadosamente ofertas e descontos antes de comprar.
O impacto ambiental das compras é importante para 42% dos consumidores europeus, apesar de os produtos sustentáveis terem preços mais altos – e mais da metade estaria disposta a pagar mais por produtos mais ecológicos.
TENDÊNCIA 3: Cada ponto de contato importa
O varejo europeu enfrenta desafios devido às pressões inflacionárias, e 58% dos consumidores europeus estão pessimistas quanto ao seu poder de compra. No entanto, enquanto os consumidores podem ter menos euros para gastar, há uma grande quantidade de conteúdo e concorrência por sua atenção, criando ainda oportunidades para varejistas e marcas.
Manter e nutrir o relacionamento com o cliente em cada ponto de contato da jornada, desde a pesquisa online no sofá até a experiência de compra na loja, é essencial.
Os catálogos digitais são preferidos por 56% dos consumidores como forma de pesquisar produtos antes de comprar na loja. Sites e aplicativos de marcas também são usados, mas os consumidores preferem plataformas e apps que reúnem catálogos digitais. Com uma infinidade de estímulos e uma grande variedade de opções, investir em uma forte presença online e maximizar cada ponto de contato é vital.
Quando se trata de compras em lojas físicas, vale notar que o principal motivo pelo qual dois terços (67%) dos consumidores europeus optam por essa forma de compra é a capacidade de ver, tocar ou experimentar produtos antes de comprá-los. Essa motivação é seguida de perto por promoções e ofertas disponíveis na loja (44%). A posse imediata do produto é importante para apenas um quarto dos consumidores (27%).
TENDÊNCIA 4: Capitalizando o “click and collect”
O “click and collect” é amplamente utilizado na Europa e traz grandes vantagens. A pesquisa descobriu que, quando os consumidores retiram suas compras, 34% regularmente compram outros produtos na loja e 51% fazem isso ocasionalmente, totalizando impressionantes 85%.
Na França, metade dos consumidores que usam o “click and collect” fazem regularmente compras adicionais na loja, e o restante faz isso ocasionalmente. No entanto, a Alemanha está atrás, com os compradores usando o serviço com menos frequência, e apenas 1 em cada 10 fazendo compras adicionais na loja após o uso do “click and collect”.
TENDÊNCIA 5: Nuances regionais e pessoais importam
O comportamento do consumidor varia com base na localização geográfica e no setor de mercado, então uma abordagem personalizada é fundamental. Por exemplo, no setor de alimentos, 95% dos consumidores preferem compras em lojas físicas. No entanto, em setores como bricolagem, vestuário e brinquedos, há mais concorrência entre compras físicas e online.
Com o aumento do custo de vida, os consumidores provavelmente vão limitar os gastos com móveis e eletrônicos. Por outro lado, há uma oportunidade de crescimento, pois consumidores da França, Áustria e Romênia preferem reduzir os gastos com alimentos do que com cuidados para animais de estimação.
Em termos de diferenças regionais, a Itália tem a maior porcentagem de consumidores que preferem fazer compras exclusivamente em lojas físicas, com 65%. A pesquisa revela que a Alemanha é o país mais omnichannel – usando tanto canais offline quanto online de forma intercambiável – enquanto a França é o menos omnichannel. Além disso, a França tem a maior lealdade à marca, com 24%, enquanto Itália, Alemanha, Espanha e Romênia têm as menores taxas, com 13%.
É evidente que o conhecimento e a compreensão das nuances regionais são necessários. E, acima de tudo, distribuir conteúdo personalizado – adaptado aos interesses e à localização de cada cliente – em diferentes pontos de contato é essencial para marcas e varejistas.
Imagem: Envato
Informações: ShopFully para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo