E-commerce
Adobe prevê crescimento de 8,4% nas vendas online durante a temporada de festas, impulsionado por descontos
A Adobe espera que as vendas online nos EUA atinjam um recorde de US$ 240,8 bilhões nesta temporada de compras de final de ano (período de 1º de novembro a 31 de dezembro), representando um crescimento de 8,4% em relação ao ano anterior. As compras em dispositivos móveis também devem alcançar um novo marco, com um crescimento de 12,8% em comparação ao ano anterior, contribuindo com um recorde de US$ 128,1 bilhões, representando 53,2% dos gastos online da temporada, em comparação às compras em desktops.
A previsão é baseada nos dados da Adobe Analytics, que analisam mais de 1 trilhão de visitas online a sites de varejo dos EUA, 100 milhões de SKUs e 18 categorias de produtos. Espera-se que os descontos sejam os principais impulsionadores do momento e do valor dos gastos durante as festas deste ano, à medida que os consumidores, impactados pela inflação, ajustam suas compras de acordo com os períodos promocionais. Seguindo a mesma tendência, o uso de soluções de financiamento “compre agora, pague depois” (BNPL) também deve atingir níveis recordes nesta temporada.
Cyber Week continuará dominando
Nesta temporada, os maiores descontos devem ocorrer durante a Cyber Week (o período de cinco dias que começa no Dia de Ação de Graças e inclui a Black Friday e a Cyber Monday). A Cyber Week deverá gerar US$ 40,6 bilhões do total de gastos online da temporada, um aumento de 7% em relação ao ano anterior, representando 16,9% de todos os gastos da temporada de festas.
A Cyber Monday deve continuar sendo o maior dia de compras da temporada e do ano, gerando um recorde de US$ 13,2 bilhões em gastos, um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior. No entanto, a Black Friday (US$ 10,8 bilhões, um aumento de 9,9%) e o Dia de Ação de Graças (US$ 6,1 bilhões, um aumento de 8,7%) devem superar a Cyber Monday em crescimento ano a ano, à medida que os consumidores aproveitam os descontos antecipados.
Embora os descontos atinjam o pico durante a Cyber Week, a Adobe observou que eles começarão em meados de outubro, com o evento Prime Day da Amazon impulsionando descontos de até 16% nos preços listados em todo o varejo dos EUA. E, mesmo após a Cyber Week, descontos de até 15% devem continuar ao longo de dezembro.
Descontos continuarão impulsionando o crescimento incremental
Essas janelas de desconto são importantes porque a Adobe antecipa que os consumidores, sensíveis aos preços, estarão especialmente atentos aos eventos promocionais. De fato, em temporadas anteriores, os descontos têm sido um impulsionador confiável da demanda do consumidor e do crescimento do comércio eletrônico para os varejistas, segundo a Adobe.
A Adobe descobriu que, para cada redução de 1% no preço durante eventos promocionais, como Prime Day, President’s Day, Memorial Day e Labor Day, a demanda aumentou 1,025% em relação ao ano anterior, gerando um gasto adicional de US$ 305 milhões online até agora neste ano. Para a próxima temporada de festas, a Adobe espera que os descontos contribuam com um gasto adicional de US$ 2 a US$ 3 bilhões, incluídos na previsão de US$ 240,8 bilhões.
“A temporada de compras de fim de ano foi remodelada nos últimos anos, com os consumidores fazendo compras mais cedo, impulsionados por uma série de descontos que permitiram que eles gerenciassem seus orçamentos de maneiras diferentes”, disse Vivek Pandya, analista principal da Adobe Digital Insights, em um comunicado. “Esses padrões de desconto estão provocando mudanças significativas no comportamento de compra, com certos consumidores agora adquirindo bens que anteriormente tinham preços mais altos, impulsionando o crescimento dos varejistas nos EUA.”
Consumidores devem contrariar a tendência anual de optar por produtos mais baratos
Antes da temporada de festas, meses de inflação persistente levaram os consumidores a escolherem produtos mais baratos na maioria das principais categorias de comércio eletrônico. No entanto, espera-se que essa tendência se inverta durante a temporada de festas, quando, impulsionados em grande parte pelos descontos competitivos, a parcela de gastos direcionada a produtos mais caros deve aumentar 19% em comparação às tendências anteriores à temporada. Esse efeito deve ser particularmente forte nas categorias de artigos esportivos, eletrônicos e eletrodomésticos.
Pesquisa paga permanece no topo, mas influenciadores terão impacto
Entre os principais canais de marketing, a pesquisa paga continua sendo o principal motor das vendas no varejo (representando uma fatia de 28% da receita online de 1º de janeiro a 3 de setembro de 2024) e deve crescer de 1% a 3% durante a temporada de festas. O crescimento mais rápido é esperado nas afiliadas e parceiros (com uma participação de 17,2%), que inclui influenciadores de mídia social, com aumento de 7% a 10%.
Ao longo de 2024, os dados da Adobe mostraram que os influenciadores converteram consumidores 10 vezes mais do que a atividade geral nas redes sociais. Essa tendência deve continuar durante a temporada de festas, com o tráfego gerado por influenciadores superando o tráfego gerado pelos varejistas nas redes sociais em geral.
BNPL estabelecerá novos recordes
O BNPL deve estabelecer novos recordes nesta temporada, gerando US$ 18,5 bilhões em gastos online, um aumento de 11,4% em relação ao ano anterior. A Adobe espera que o BNPL alcance US$ 9,5 bilhões em novembro, tornando-o o maior mês já registrado, com a Cyber Monday sendo o maior dia já registrado para o BNPL, com US$ 993 milhões.
O BNPL é predominantemente impulsionado pelas compras móveis, com sua participação nos gastos prevista para atingir impressionantes 74% a 79% em comparação aos desktops. Em uma pesquisa recente, a Adobe descobriu que 39% dos millennials planejam usar os serviços BNPL nesta temporada, seguidos por 38% da Geração Z. As razões mais comuns citadas para o uso do BNPL incluem a liberação de dinheiro (22% dos entrevistados) e a capacidade de comprar algo que não poderiam pagar de outra forma (19%), o que está em linha com a tendência de os consumidores adquirirem produtos de categorias mais caras para presentear na temporada de festas.
Imagem: Envato
Informações: Nicole Silberstein para Retail Touch Points
Tradução livre: Central do Varejo