Connect with us

Economia

Anfavea: produção de veículos subiu mais de 11% em junho

Comparação é referente a junho de 2023; também houve crescimento em relação a maio deste ano

Published

on

linha de produção de carros; just in time; anfavea

A produção de veículos no Brasil registrou um aumento de 11,6% em junho de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados divulgados pela Anfavea na última quinta-feira (4). Foram produzidas 211 mil unidades de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Esse número representa um crescimento de 26,6% em relação a maio, mês em que as enchentes no Rio Grande do Sul interromperam a produção na fábrica da General Motors (GM) em Gravataí por 12 dias, afetando também o fornecimento de peças para outras montadoras.

No acumulado do primeiro semestre, a produção totalizou 1,14 milhão de unidades, apresentando uma leve alta de 0,5% em relação ao mesmo período de 2023. A Anfavea atribui a produção estagnada este ano à queda nas exportações e ao aumento das importações, apesar da recuperação do mercado interno.

As vendas de veículos em junho foram as maiores para o mês desde 2019, com 214,3 mil unidades emplacadas, um aumento de 13,1% em comparação a junho do ano anterior. Em relação a maio, houve um crescimento de 10,3%.

No primeiro semestre, foram vendidos 1,14 milhão de veículos novos, representando um aumento de 14,6% em relação ao mesmo período de 2023. Os veículos importados somaram quase 200 mil unidades, um crescimento de 37,7%, e representaram 17,3% do total de vendas no semestre.

As exportações, entretanto, continuam em baixa, com 29 mil veículos exportados em junho, uma queda de 20,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na comparação com maio, os embarques aumentaram 8,2%.

Durante o primeiro semestre, foram exportados 165,3 mil veículos, uma redução de 28,3% em relação ao mesmo período de 2023. Este desempenho é atribuído à queda nos pedidos, à concorrência de fabricantes estrangeiros, especialmente asiáticos, e à demora nas licenças de embarque devido à operação-padrão de servidores do Ibama e de auditores fiscais agropecuários.

Além disso, o balanço da Anfavea indica a abertura de 722 vagas de trabalho nas montadoras no mês passado, elevando o número total de empregados para 104 mil.

linha de produção de carros; just in time; anfavea

Imagem: Reprodução