Connect with us

Economia

Brasil abriu 18 mil novas empresas por dia útil em março, segundo Serasa Experian

Número é 4,3% menor do que o registrado em março do ano passado

Published

on

Placa de madeira atrás de vidro de estabelecimento escrita "Open"; canais de venda; IODE-PMEs; novas empresas

O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian registrou a criação de 362.192 novas empresas em março de 2024, o que corresponde a uma média de 18.109 novas companhias por dia útil. Este número representa uma queda de 4,3% em comparação ao mesmo período de 2023. 

Na análise setorial, a categoria de “Serviços” foi a opção majoritária para iniciar um novo negócio, representando 72,9% das aberturas, seguida por “Comércio” com 19,4%.

novas empresas por quantidade

novas empresas por setor

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, comentou que, embora tenha havido queda em relação a março do ano passado, a criação de empresas segue em um bom ritmo. “Com a redução da taxa de desemprego, observamos que o surgimento de novas empresas é impulsionado mais pela inclinação empreendedora do que por uma necessidade imediata, já que muitos brasileiros demonstram o desejo de conquistar flexibilidade e autonomia”, afirmou.

No que diz respeito à natureza jurídica das novas empresas, os “Microempreendedores Individuais” (MEIs) representaram a maior parte das novas aberturas, com 71,9%. Em seguida, vieram as “Sociedades Limitadas” (21,8%), as “Empresas Individuais” (3,6%) e as classificadas como “Demais” (2,7%).

O Sudeste e o Sul lideraram a abertura de negócios no Brasil em março. No Sudeste, foram criadas 186.292 empresas, enquanto no Sul, 69.890. O Nordeste registrou 54.209 novos empreendimentos, o Centro-Oeste 34.511 e o Norte 17.290.

A metodologia utilizada para o levantamento do Nascimento de Empresas considerou a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, além da apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez na base de dados da Serasa Experian.

Placa de madeira atrás de vidro de estabelecimento escrita "Open"; canais de venda; IODE-PMEs; novas empresas

Imagens: Serasa Experian e Envato