Connect with us

Operação

Carrefour fecha 16 lojas em BH e deixa de ter unidades na capital

As lojas vão ser devolvidas ao concorrente DMA, e processo acontece por devolução dos espaços alugados da outra marca

Published

on

Close mostra parte de trás de carrinho de supermercado em corredor de vendas

A rede de hipermercados francesa Carrefour anunciou que irá entregar 16 unidades em Belo Horizonte para seu concorrente local, o Grupo DMA, dono das marcas Epa, Mineirão e Brasil Atacarejo. O DMA é o maior varejista alimentício do Brasil segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A operação foi aprovada, na última terça-feira, 10, pela Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG-Cade), e deve ocorrer em até 15 dias, caso nenhum recurso seja apresentado. Com a posse das 16 unidades, o DMA deve possuir entre 20% e 50% de participação em supermercados em Belo Horizonte. 

A ação ocorre por um impasse já antigo entre Carrefour e DMA, uma vez que o grupo francês alugava os espaços de uma empresa pertencente ao concorrente. Porém, o contrato de locação passou por uma longa discussão judicial, que agora termina com a devolução das lojas.

O Carrefour, no entanto, já não operava com sua marca nos espaços há algum tempo, segundo o jornal mineiro, o Tempo. Os espaços já estavam ocupados pelo Supernosso, desde 2019, quando começou a parceria com o Carrefour.

“Reforçamos que Estado de Minas Gerais é uma praça estratégica e conta com 18 lojas do Grupo distribuídas por todo o estado, sendo 7 Lojas Hipermercado Carrefour, 10 Atacadão e 1 Sam’s Club, além de postos e drogarias que continuarão com seu funcionamento normal”, acrescentou a empresa em nota ao jornal O Tempo.

Na decisão também está inclusa a negociação dos ativos das lojas, como balcões, estoques, freezers, e também as reformas e melhorias feitas no local durante o período de locação. Os valores de negociação não foram divulgados ao público.

Imagem: Envato