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Comportamento

Dia do cliente: como alavancar as vendas com a data

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Mulher entregando sacola de compras para outra mulher em loja de roupas, PMEs

Setembro começou com expectativas positivas para o setor do varejo, impulsionado por um crescimento significativo nas vendas. Segundo dados do IBGE, entre janeiro e junho de 2024, o varejo teve um crescimento de 2,5% em comparação ao quarto trimestre de 2023. Não houve uma elevação percentual dessa magnitude desde o segundo trimestre de 2022, quando as vendas cresceram 2,8%. Além disso, o dia do cliente pode alavancar as vendas nesse mês.

Para manter o ritmo de crescimento no segundo semestre, é essencial que as marcas adotem um posicionamento estratégico e aproveitem as efemérides a seu favor. Este ano, com o Dia da Independência do Brasil – único feriado do mês de setembro – no sábado, os comerciantes precisam buscar novas alternativas para atrair e fidelizar seus clientes. Por isso, o Dia do Cliente, comemorado no dia 15 de setembro, se apresenta como uma excelente oportunidade de vendas.

“A data é uma oportunidade para as marcas se conectarem com seus clientes de maneira mais profunda, muito além da negociação e, consequentemente, a venda. Estratégias como up-selling, ofertas exclusivas, experiências personalizadas e marketing digital são fundamentais. O foco deve ser sempre a fidelização do cliente, visando um relacionamento de longo prazo.” afirma Fábio Oliveira, CEO da Sales Clube.

Embora o Dia do Cliente ainda não seja comemorado em todo o Brasil, ele já foi reconhecido por 14 estados e 167 municípios. A data, que ocorre exatamente seis meses após o Dia do Consumidor (15 de março), foi criada para impulsionar o comércio e fortalecer o relacionamento entre empresas e clientes.