Operação
Em reestruturação, Alibaba anuncia novos CEO e presidente do conselho
Mudanças acontecerão em setembro, mas já tiveram impacto nas ações da empresa, que registraram queda na bolsa de Nova York
O gigante do comércio eletrônico chinês Alibaba revelou uma grande reestruturação de seus executivos em meio a uma desaceleração na recuperação econômica da China, apesar do fim das restrições relacionadas à Covid-19 no final do ano passado. Eddie Wu, atual líder do negócio de comércio eletrônico doméstico Taobao and Tmall, substituirá Daniel Zhang como CEO do Alibaba, de acordo com um comunicado divulgado pela empresa. Joseph Tsai, atual vice-presidente do conselho de administração do Alibaba e dono do time de basquete Brooklyn Nets, será o novo presidente do conselho, sucedendo Zhang, que assumirá como CEO e presidente da unidade de computação em nuvem da empresa.
As mudanças na liderança entrarão em vigor em 10 de setembro. O anúncio teve um impacto imediato nas ações do Alibaba, com o American Depositary Receipt (ADR) caindo 2,5% no pré-mercado de Nova York por volta das 6h10 (horário de Brasília). Na Bolsa de Hong Kong, a ação da empresa fechou em baixa de 1,51% no mesmo dia. Zhang assumiu o cargo de CEO em 2015 e se tornou presidente em 2019, sucedendo o cofundador Jack Ma.
Zhang comentou sobre a transição afirmando que este é o momento certo, dada a importância do Alibaba Cloud Intelligence Group à medida que a unidade avança para uma separação completa.
Em março, o Alibaba anunciou seus planos de se dividir em seis unidades de negócios, com o objetivo de listar a maioria delas separadamente e obter recursos financeiros. Essas mudanças na estrutura de liderança ocorrem em um momento crucial para o Alibaba, enquanto a empresa busca fortalecer suas operações em um ambiente econômico desafiador.
Imagem: Freepik