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Comportamento

Harley-Davidson abandona esforços de diversidade após pressão online

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Harley-Davidson

A Harley-Davidson está abandonando algumas de suas iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), segundo uma declaração divulgada na última segunda-feira na rede social X.

A empresa de motocicletas informou que parou de consultar o índice da Human Rights Campaign para o tratamento de funcionários LGBTQ+ e que suas decisões de patrocínio agora serão determinadas pela própria empresa e sua fundação, com foco em “manter nossa comunidade leal de motociclistas.”

“Hoje não temos uma função de DEI”, e a Harley-Davidson não tem desde abril, de acordo com o comunicado.

A Harley-Davidson também reafirmou sua rejeição a cotas de contratação e “conteúdo socialmente motivado” incluído em treinamentos. Na declaração, a marca manteve seu apoio a socorristas, membros das forças armadas ativas e veteranos.

Essas medidas ocorrem após uma campanha online do ativista conservador Robby Starbuck, que tem lutado contra iniciativas de DEI em outras empresas. Em julho, ele publicou uma lista de reclamações contra a Harley-Davidson, alegando que a empresa “se tornou totalmente woke”. A empresa também realizou uma revisão interna de stakeholders no início deste ano, de acordo com o comunicado.

“Estamos tristes com a negatividade nas redes sociais nas últimas semanas, projetada para dividir a comunidade Harley-Davidson”, dizia a declaração.

Eric Bloem, vice-presidente de programas e defesa corporativa da Human Rights Campaign, classificou a decisão da Harley-Davidson de cortar iniciativas de DEI como “impulsiva”, dizendo que colocou a política à frente dos interesses dos trabalhadores e consumidores.

Starbuck elogiou a decisão na segunda-feira, chamando-a de “mais uma vitória para nosso movimento”.

A postura anti-DEI da Harley-Davidson segue a decisão da rede de varejo Tractor Supply, em junho, de eliminar cargos de DEI, além de reduzir seu apoio à comunidade LGBTQ+ e seu compromisso com metas de redução de emissões de carbono.

Ambas as mudanças ocorreram após a decisão da Suprema Corte dos EUA, em 2023, de derrubar a ação afirmativa nas universidades, o que especialistas previram que poderia ter implicações para contratações e recrutamento corporativo. Desde então, Starbucks, Disney e Target enfrentaram desafios legais relacionados a iniciativas de DEI para clientes e funcionários LGBTQ+.

Imagem: Envato
Informações: Justine Fisher para CNBC
Tradução livre: Central do Varejo