E-commerce
Headless commerce ajuda a tornar negócio online mais dinâmico
Modalidade facilita realizar alterações e experimentações nos elementos voltados para o cliente de uma loja virtual
Em um cenário no qual os clientes demandam respostas rápidas e mudanças constantes, é cada vez mais crucial para as empresas oferecerem experiências únicas e omnicanais. Nesse contexto, o conceito de “headless commerce” surge como uma solução atraente para ampliar a presença da marca e atender as necessidades dos clientes em diversos pontos de contato.
Antes de mais nada, o headless commerce consiste em separar as camadas de front-end (como modelos ou temas visuais da loja) e back-end (que inclui o banco de dados de preços. gerenciamento de estoque e outras funcionalidades comerciais), permitindo que as empresas realizem facilmente alterações e experimentações nos elementos voltados para o cliente em sua loja.
Ao dissociar essas duas partes, as equipes têm a liberdade de realizar alterações no front-end sem precisar modificar o back-end. Essa flexibilidade permite que as marcas criem experiências de conteúdo avançadas em diversos pontos de contato e canais, utilizando a estrutura e as ferramentas de sua escolha.
Em outras palavras, o headless commerce permite que as marcas concentrem seus esforços na interação com o cliente, sem afetar os dados ou a lógica que os sustenta. Essa abordagem oferece maior flexibilidade em termos de design e funcionalidade, além de proporcionar mais opções de integração.
Por meio dele, os varejistas são capazes de oferecer uma experiência única e dinâmica ao cliente, uma vez que as alterações realizadas no front-end, como catálogos de produtos, preços, descontos, imagens e outros elementos visuais, são atualizadas e sincronizadas em tempo real em todas as plataformas online, garantindo uma jornada unificada para o usuário.
Leia também:
Top 100 Varejistas de 2023: Descubra quem está no topo do mercado!
Imagem: Freepik