Economia
NFL no Brasil: crescimento do esporte no país impulsiona vendas
O primeiro jogo da NFL no Brasil vai acontecer nesta sexta, dia 6 de setembro. E impulsionado pelo crescente interesse pelo esporte, o mercado de produtos relacionados ao futebol americano no país está em expansão. Dados recentes da Circana, empresa global de análise de comportamento de consumo, e da Segmenta, sua parceira, apontam para um aumento considerável no setor.
No mercado global de brinquedos, em doze países monitorados pela Circana, o futebol americano faturou 273 milhões de dólares até julho de 2024, com a venda de 14 milhões de unidades, um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior. As figurinhas colecionáveis se destacaram como a principal fonte de crescimento.
No Brasil, a licença da NFL ainda é limitada na categoria de brinquedos. Até o momento, foram encontradas apenas algumas unidades da marca Funko, com seus bonecos colecionáveis. Contudo, a diretora da Circana, Ana Weber, vê o cenário com otimismo: “A chegada da NFL ao Brasil representa uma oportunidade significativa para a expansão da oferta de produtos relacionados ao futebol americano”, afirma
O interesse dos brasileiros pelo futebol americano também foi confirmado pelos dados da Segmenta. O esporte foi o terceiro com maior crescimento no primeiro semestre de 2024 no Brasil, com um aumento de 24,5%. Embora o vestuário continue liderando as vendas, a categoria de acessórios teve um crescimento expressivo de 49%, levando o futebol americano ao segundo melhor desempenho no período. A venda de bolas, por exemplo, cresceu mais de 1.800%, com destaque para as marcas Nike (+402%) e Wilson (+2.030%).
“Os números recentes mostram que a paixão pelo futebol americano está se consolidando rapidamente no Brasil. O crescimento extraordinário nas vendas de acessórios e bolas, reflete o entusiasmo dos fãs e a crescente popularidade do esporte no país”, aponta o gerente de contas da Segmenta, Rafael Dias.
Imagem: Reprodução/Instagram @nfl