Marketing
Olimpíadas de Paris: Brasil tem maior número de patrocínios da história
Entre Tóquio e Paris, houve um aumento de 61% no número de marcas interessadas em bancar os atletas representantes do País
Nas Olimpíadas de Paris deste ano, o Brasil tem um novo recorde de patrocínios oficiais: são 21 marcas junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Esse número representa um aumento de 61% em relação aos Jogos de Tóquio, em 2020, que tiveram 13 marcas parceiras.
Além disso, 14 patrocinadores oficiais do Comitê Olímpico Internacional (COI) se juntam a esse número, totalizando 35 parceiros, que incluem grandes nomes como Airbnb, Coca-Cola e Samsung. Entre as marcas brasileiras, estão Riachuelo (responsável pelos uniformes do desfile de abertura), Vivo, Newon, Azul, Havaianas, Subway, entre outras.
No balanço financeiro divulgado no final de 2023, o COB já arrecadou R$ 105,5 milhões em patrocínios no período 2021-2024, com a expectativa de que esse valor aumente no próximo balanço.
Para Samuel Pereira, especialista em audiência, escala digital e criador da SDA Holding, esse aumento nos patrocínios nas Olimpíadas de Paris demonstra como as marcas buscam ocupar um espaço afetivo na cabeça dos consumidores. “As Olimpíadas são uma vitrine perfeita, e as marcas sabem disso, desejando trazer medalhas não só para os atletas, mas também para si mesmas”, diz.
Uma pesquisa da Sponsorlink revela que, entre os brasileiros, 87% tem interesse nas Olimpíadas. Entre eles, cerca de 60% confia e gosta das marcas que apoiam os jogos olímpicos. Entre os atletas brasileiros que estão na disputa, 30 foram destacados em uma pesquisa como os principais nomes para o pódio, o que chama a atenção dos patrocinadores.
“Nos dias de hoje, a atenção é o ativo mais valioso que um negócio pode possuir. Em um mundo tão barulhento, onde estamos sempre bombardeados por informações, a habilidade de capturar e manter a atenção é o que diferencia uma marca de sucesso”, explica o especialista.