Design
Primark adota novo formato de loja menor
A Primark inaugurou sua primeira loja em formato pequeno, em Portugal, que promete ser a primeira de muitas, com uma segunda loja já planejada para Bolton, no Reino Unido. Aos 50 anos, a maioria consideraria uma pessoa como “madura”. O mesmo provavelmente se aplica a varejistas e, com essa idade, vem tanto a “sabedoria” quanto, ocasionalmente, a percepção de uma certa resistência a mudanças.
A Primark, que recentemente divulgou um aumento expressivo nos lucros anuais, celebrou recentemente seu 50º aniversário e certamente está madura. Contudo, embora esteja presente em muitos centros de cidades pela Europa e, cada vez mais, nos EUA, isso não significa que a empresa resista a mudanças quando necessário.
Com isso em mente, a Primark abriu uma loja de 2.500 metros quadrados em Montijo no final do mês passado — um espaço muito pequeno para os padrões da marca.
Para quem não conhece a geografia portuguesa, Montijo fica do outro lado do estuário do Tejo, em relação a Lisboa, conectada à capital pela segunda ponte mais longa da Europa. A cidade tem cerca de 55.000 habitantes, em comparação com mais de 500.000 em Lisboa, ou seja, é um município pequeno.
Isso significa que provavelmente não há necessidade de uma Primark completa em Montijo; a população não justifica. No entanto, há espaço para uma versão “local”, e é isso que os compradores encontram ao entrar na loja: um novo formato da varejista de moda acessível.
A loja é “curada” em termos de oferta — há uma área de utensílios domésticos muito pequena, por exemplo —, mas ainda consegue ter a aparência e sensação de uma Primark que poderia ser três ou quatro vezes maior.
Apesar de seu tamanho relativamente modesto, a loja é uma âncora no shopping Alegro. Antes de entrar, os clientes provavelmente fazem uma pausa para admirar a fachada no interior do shopping, revestida de flautas, com grandes caixas de luz, permitindo que os manequins mostrem os produtos disponíveis.
Ao entrar, devido ao seu tamanho, foi tomada a decisão de fazer um interior onde quase todas as partes possam ser vistas desde a entrada. Em parte, isso se deve à redução da altura das paredes centrais, abrindo as linhas de visão e garantindo que, mesmo em uma loja pequena, nada seja perdido.
Vale destacar também a sinalização. Ela é geralmente muito menor do que em uma Primark tradicional, e como quase tudo pode ser visto com um simples olhar, a ideia é que os produtos falem por si, sem necessidade de muitos indicadores superiores e periféricos.
Fazendo mais com menos No que diz respeito à oferta, a maior parte dos produtos expostos são de moda feminina, masculina e infantil, com uma pequena área reservada para utensílios domésticos no canto direito. Esta seção é descrita como “moda para casa”, segundo Mark Jordan, diretor de otimização de espaço e design de lojas da Primark.
Há também um “novo conceito de beleza”, aponta Jordan, que lembra um pouco o layout e exibição encontrados em uma loja da marca de beleza americana Glossier ou na única loja física da Birchbox em Nova York.
No quesito de maximizar o espaço, a unidade de Montijo possui um estoque cerca de 40% menor que o de uma loja maior. “Podemos operar de forma mais eficiente no espaço de retaguarda em relação à área de vendas?”, questiona Jordan.
Por fim, vale mencionar as credenciais ecológicas da loja. “Estamos tentando oferecer uma experiência, mas sob a ótica da sustentabilidade”, diz Jordan.
Na prática, isso significa que uma série de novos materiais foram utilizados na construção da loja. “Ecoboard” e “Smart Plastic” estão entre eles, ambos criados a partir da reciclagem de outros materiais.
O alumínio também é amplamente utilizado, pois é mais leve e fácil de reciclar. Um piso de argamassa substitui o habitual vinil e, para roupas recicladas, há contêineres na loja para descarte de roupas da Primark que serão recicladas — feitos a partir de roupas recicladas da própria Primark.
Todo o design da loja foi realizado internamente, um crédito às habilidades da equipe da Primark. No total, esta é uma loja que parece mais contemporânea do que muitas outras da rede.
Montijo é um piloto, e não um teste, que custou apenas “um pouco mais que uma loja padrão”, observa Jordan, o que significa que a expansão deve ser relativamente simples — a próxima loja em formato pequeno será inaugurada em Bolton ainda este mês.
Lojas menores são algo que muitos varejistas estão considerando atualmente como uma forma de não perder compradores que não estão dispostos a viajar longas distâncias para visitar uma unidade.
Montijo é uma loja pequena e totalmente nova. É uma mudança em relação ao padrão da Primark, mas as implicações para os compradores em cidades menores são substanciais — eles poderão ter uma unidade própria. Devido aos materiais e ao tamanho, abrir uma loja deste tipo também será mais barato. Espere ver muitas outras surgindo em diversas regiões.
Imagens: Divulgação
Informações: John Ryan para Retail Gazette
Tradução livre: Central do Varejo