Inovação
Quais são as principais tendências que estão moldando o futuro da beleza?
Focar em personalização, sustentabilidade e bem-estar emocional será essencial para se manter competitivo na indústria de beleza em evolução, segundo a Mintel.
A empresa de pesquisa identificou três tendências principais que irão moldar o setor global de beleza e cuidados pessoais até 2025.
Primeiro, a tendência chamada “(Meu) Conhecimento é Poder” prevê que os consumidores irão abraçar a tecnologia e as ferramentas de IA para otimizar suas rotinas de beleza, utilizando dispositivos como óculos de realidade aumentada para orientações de maquiagem e reaproveitando produtos para uso multifuncional. A Geração Alpha, nascida entre 2010 e 2025, será a principal força impulsionando essa mudança em direção a uma beleza mais inteligente e guiada pela tecnologia.
Em segundo lugar, “Virando a Maré” destaca a crescente demanda por produtos de beleza ambientalmente responsáveis. Os consumidores vão esperar que as marcas priorizem a sustentabilidade, usando ingredientes inovadores, como glicoproteínas de lagostas, e adotando práticas ecológicas, como a agricultura regenerativa.
“Os consumidores estão exigindo produtos que não apenas entreguem desempenho, mas também priorizem a responsabilidade ambiental. A indústria da beleza está caminhando em direção a iniciativas de sustentabilidade revolucionárias que harmonizam com os sistemas naturais da Terra”, afirmou o relatório.
Além disso, produtos adaptáveis ao clima, como cuidados com a pele que se ajustam às condições climáticas, se tornarão populares.
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Por fim, a tendência “Pense Devagar, Mova-se Rápido” enfatiza rotinas mais simples voltadas ao bem-estar emocional.
O relatório afirma que os consumidores buscarão produtos ricos em sensações que evoquem nostalgia e conforto, iniciando rotinas mais cedo na vida para priorizar a prevenção. A neurociência influenciará as rotinas de beleza, com marcas oferecendo experiências sensoriais calmantes.
Além disso, a beleza regenerativa, que combina sustentabilidade e bem-estar, também ganhará força, com empresas explorando inovações como a criopreservação de células para regeneração futura da beleza.
Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo