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2 meses atráson
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RedaçãoAs marcas estão aproveitando oportunidades para mesclar o comércio moderno com o patrimônio, usando espaços históricos para proporcionar uma atmosfera impossível de replicar em espaços recém-construídos. Para as marcas, aproveitar o apelo desses edifícios históricos pode criar uma experiência distinta que ressoa com os consumidores, que buscam mais do que apenas uma transação.
Em uma era onde as compras online oferecem níveis incomparáveis de conveniência, as lojas físicas precisam oferecer algo a mais para atrair os clientes. Com seu senso inato de autenticidade, os espaços históricos oferecem o cenário perfeito para conquistar os clientes em um nível emocional.
Esses espaços permitem que as marcas aproveitem a herança única de uma cidade ou região, adaptando seu próprio DNA para se conectar com o público local em novos mercados. Nesse sentido, abrir uma loja em um prédio histórico pode ser um poderoso diferencial para os varejistas, permitindo que eles se alinhem ao prestígio e à herança do local, o que pode aumentar o valor percebido de seus produtos. Indo um passo além, a reutilização de estruturas históricas também ajuda a comunicar o compromisso da marca com a sustentabilidade e preservação, atraindo um número crescente de consumidores que priorizam responsabilidade ambiental e social em suas decisões de compra.
Para as marcas e varejistas, a crescente tendência de usar espaços de varejo em espaços históricos representa uma oportunidade de se destacar em um mercado saturado. Ao abraçar esses ambientes únicos, as empresas podem oferecer aos clientes uma experiência imersiva que vai muito além dos produtos nas prateleiras.
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Aesop, Pequim
A nova abertura da marca em Pequim mostra a adoção da arquitetura tradicional local, permitindo que o layout existente da casa em pátio guie o design da loja.
A loja está localizada em uma residência reformada no distrito de Wangfujing, em Pequim. Os visitantes são recebidos no espaço do pátio por pérgulas de lona e pias de pedra azul, proporcionando um espaço para relaxar, lavar as mãos e experimentar os produtos da Aesop em um ambiente tranquilo. Uma mesa de chá que lembra as barracas de wonton dos mercados de Pequim antigo e uma caixa de comida tradicional contendo produtos da Aesop adicionam um ar de nostalgia. No interior, móveis mais tradicionais são incorporados ao espaço, projetados para ecoar as funções originais dos quartos.
A abordagem orientada para os detalhes da marca, ao adaptar-se à localização, permite que a loja se sinta uma adição natural e bem-vinda ao novo mercado, mesclando estilos tradicionais com o DNA da própria marca para atrair clientes.
NIO, Amsterdã
A NIO, fabricante chinesa de carros elétricos, abriu sua loja principal europeia em um edifício histórico de sete andares na Keizersgracht, em Amsterdã, originalmente construído no final do século XIX.
Nomeada NIO House Amsterdã, o espaço foi cuidadosamente renovado com design de interiores pelo escritório de arquitetura MVRDV, de Roterdã, misturando a identidade moderna da NIO com um profundo respeito pela herança do edifício.
O design é caracterizado por um gradiente de cores que abrange todo o edifício, inspirado no slogan da NIO “blue sky coming”. O gradiente começa com tons terrosos nos andares inferiores, criando uma atmosfera acolhedora e fundamentada, e transita para tons mais leves e aéreos de azul nos andares superiores, culminando em um pavilhão modernista no telhado. O edifício oferece uma variedade de espaços para relaxamento, trabalho, eventos e exposições, tornando-o mais do que apenas uma vitrine – é um centro versátil para a comunidade NIO na Europa.Le Labo, Kyoto
A casa de fragrâncias de Nova York, Le Labo, revelou sua mais nova loja em Kyoto, um espaço belamente restaurado e projetado pelo escritório de arquitetura Schemata, de Tóquio.
Instalada em uma casa de madeira tradicional de 145 anos, chamada Machiya, a loja captura perfeitamente a filosofia do “perfume lento” da Le Labo, que enfatiza a simplicidade e ingredientes crus de alta qualidade. A Machiya, que data de 1879 e já serviu como uma respeitada cervejaria de saquê familiar, foi cuidadosamente preservada e transformada em um espaço acolhedor onde os clientes podem explorar ingredientes puros e embalagens sem gênero, criando uma conexão olfativa pessoal com as fragrâncias.
A restauração, que começou há mais de um ano, foi um esforço colaborativo entre a Le Labo e o escritório de arquitetura japonês Schemata. Juntos, trabalharam para preservar as características originais da Machiya, incluindo pisos, paredes, estrutura e pias, utilizando materiais centenários e colaborando com artesãos locais. O design integra perfeitamente a estética vintage da Le Labo ao contexto histórico da Machiya, com o laboratório de fragrâncias construído em madeira japonesa reutilizada, em vez do aço desgastado usual da marca.
Starbucks, Daegu
A empresa dinamarquesa de eletrônicos de consumo de luxo, Bang & Olufsen, fez parceria com a Starbucks para abrir uma nova loja em Daegu, Coreia do Sul. O espaço de 650 metros quadrados acomoda até 120 convidados e oferece uma experiência musical de alta qualidade, proporcionada pelos novos alto-falantes Bluetooth Beosound Explore da Bang & Olufsen, que também podem ser comprados na cafeteria.
Daegu, a terceira maior cidade da Coreia do Sul, é conhecida como um centro artístico e cultural da região e foi reconhecida como Cidade da Música pela UNESCO, onde os estilos contemporâneos e clássicos continuam a crescer e prosperar. A nova Starbucks foi construída dentro da Daegu Jongno Old House, uma reinterpretação de uma estrutura de 100 anos, onde tradição e beleza moderna coexistem.
A cafeteria também apresenta uma área separada para ouvir música, incluindo uma mesa giratória totalmente automática, onde os clientes podem desfrutar de música de alta qualidade enquanto tomam seu café.
RH, Inglaterra
A marca americana de móveis de luxo RH (anteriormente Restoration Hardware) está expandindo sua presença fora dos EUA, abrindo uma localização única na histórica propriedade Aynho Park, no interior da Inglaterra.
Originalmente construída em 1615, a propriedade listada como Grau I nos Cotswolds foi totalmente renovada e reimaginada como um destino de varejo extravagante. Em uma área de 5.110 metros quadrados, a loja da RH apresenta mais de 60 salas projetadas para complementar a arquitetura Palladiana, empregando o esquema de cores neutras característico da RH por toda parte. A instalação vai além de um espaço de varejo tradicional, incorporando elementos de hospitalidade como estacionamento com manobrista, serviços de concierge no estilo de hotel, chá da tarde, opções de refeições ao ar livre e um bar de vinhos, atraindo consumidores abastados da região.
Além das ofertas de varejo, o local apresenta um museu dedicado a celebrar o trabalho de Sir John Soane, que reformou a casa no século XIX, bem como uma biblioteca de design com uma vasta coleção de livros de arquitetura.
As operações de varejo no local adotam uma abordagem sutil, sem etiquetas de preços visíveis. No entanto, os funcionários são treinados para fornecer um serviço atento e conhecedor, estando à disposição para auxiliar os clientes com serviços de design, consultas sobre preços e pedidos.
Apple, Los Angeles
A Apple transformou um teatro abandonado em Los Angeles em uma nova flagship store deslumbrante, com seu design reconhecível instalado no meio.
O Tower Theatre foi o primeiro cinema de Los Angeles a exibir filmes com som, mas estava abandonado desde os anos 1980. A Apple agora o converteu no Apple Tower. No exterior, a Apple restaurou a maioria das características originais do prédio em estilo de catedral, com duas pistas de que há uma nova proprietária: o logotipo da Apple no topo da placa “Tower”, que percorre a esquina do edifício, e as palavras “Creativity Rises” que aparecem na antiga sinalização de cinema na porta da frente.
Por dentro, a Apple removeu a tinta escura e os painéis de madeira do local original para criar um espaço mais claro e moderno. A empresa também utilizou colunas de mármore e toques de latão e dourado para dar vida aos detalhes intrincados do local.
Imagens e Informações: Reprodução / GDRUK
Tradução livre: Central do Varejo
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