E-commerce
Top 5 e-commerces mais acessados no Brasil conta com 3 asiáticos
Shopee, Shein e AliExpress aparecem no topo das vendas online nacionais, ao lado de marcas como Mercado Livre e iFood.
Um relatório divulgado pela agência SEO Conversion aponta que três dos cinco e-commerces mais acessados no Brasil em março são asiáticos. O estudo, intitulado “Relatório dos Setores do E-commerce”, revela que Shopee, Shein e AliExpress aparecem no topo das vendas online nacionais, ao lado do Mercado Livre e do iFood.
Além disso, cálculos do BTG Pactual apontam que a Shein deve alcançar R$16 bilhões em vendas no Brasil ao final do ano. Caso a previsão se confirme, o que representaria um crescimento de 100% em relação ao registrado em 2022, a marca deve superar a Renner, que hoje lidera o segmento fashion no Brasil.
Dentre as estratégias utilizadas pelos gigantes asiáticos para ganhar espaço no mercado nacional, estão o ticket baixo, a grande variedade de produtos, e um sistema eficiente de jogos casuais que oferecem prêmios, recompensas e cupons de desconto, ajudando o consumidor a se engajar com as marcas e plataformas estrangeiras.
Além disso, os e-commerces mais acessados asiáticos também vêm apostando nas vendas ao vivo por streaming e nas entregas rápidas. Em contrapartida, as redes nacionais enfrentam dificuldades para reagir à entrada dos estrangeiros e inovar em suas formas de vendas.
Para evitar uma perda ainda maior do mercado, os empresários do varejo nacional vêm pressionando o governo para adotar uma taxação mais rigorosa de compras no exterior, e a Receita Federal já anunciou que vai intensificar a fiscalização do pagamento de impostos de produtos importados via comércio eletrônico. Segundo o órgão, não haverá elevação da taxa, apenas o aumento na efetividade da tributação de 60% sobre o valor da encomenda, que já existe.
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