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Economia

Varejo ampliado tem queda nas vendas pelo terceiro mês seguido

Todos os setores do varejo consultados por estudo da Cielo registraram queda nas vendas ao mesmo tempo

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imagem de corredor de supermercado, representando o varejo ampliado; marcas de varejo

Houve queda nas vendas do varejo no mês de setembro. É o que diz o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que mostra uma queda de 1,6% quando comparado ao mesmo mês de 2022. É o terceiro resultado seguido de queda mensal do setor.

Todos os recortes de setores feitos pelo levantamento (bens duráveis, bens não-duráveis e serviços) registraram queda ao mesmo tempo. O índice dos bens duráveis e semiduráveis caiu 1,7% graças ao resultado negativo do segmento de materiais de construção. O faturamento dos bens não-duráveis recuou 1,1%. O setor que mais caiu foi o de serviços, com 2,9% de retração.

O vice-presidente de produtos e tecnologia da Cielo, Carlos Alves, afirmou que, embora o varejo em geral esteja num período de baixa, ainda há setores que se sobressaem. “Apesar da queda generalizada do varejo, um destaque positivo foi o segmento de supermercados e hipermercados. Como houve deflação no setor de alimentos, a queda efetiva de preços praticados nas gôndolas, especialmente de carnes, estimulou o consumo das famílias”, disse.

A queda do varejo ampliado só não foi maior por questões de calendário. O mês de setembro deste ano contou com um sábado a mais do que o de 2022, fator que influencia consideravelmente, visto que é um dia em que há muito movimento no comércio.

O ICVA com ajuste de calendário e considerando o desconto da inflação apontou que, em relação a junho de 2022, houve queda nos resultados de todas as regiões do país. O Sudeste retraiu em 1,7%, seguido da região Sul (-3,4%), Centro-Oeste (-3,7%), Norte (-4,1%) e Nordeste (-5,2%).

Por sua vez, o ICVA nominal, que não considera o desconto da inflação, mostrou crescimento em 4 das 5 regiões. O Sudeste teve o maior aumento, com 2,1%, seguido do Sul (1,4%), Centro-Oeste (0,4%) e Norte (0,3%). A única região que teve retração neste recorte foi o Nordeste (-1,2%).

Com o desconto da inflação, as vendas do varejo ampliado caíram em 1,5% no terceiro trimestre deste ano — período entre julho e setembro. Já em termos nominais, houve crescimento de 1,6% no setor.

imagem de corredor de supermercado, representando o varejo ampliado

Imagem: Envato