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Economia

Vendas de produtos de beleza crescem 13,6% no primeiro semestre

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Cosméticos e produtos de beleza em mesa branca

De acordo com uma pesquisa da Neotrust, produtos de beleza tiveram um crescimento de 13,6% nas vendas no e-commerce no primeiro semestre de 2024. A comparação é com o mesmo período do ano passado, em que as lojas online brasileiras faturaram R$ 5,8 bilhões com produtos de beleza, enquanto no primeiro semestre de 2024, chegaram a R$ 6,6 bilhões.

Produtos de perfumaria (perfumes e desodorantes) foram os principais pelo aumento de vendas no setor, com crescimento de 31,5% nos primeiros seis meses do ano em comparação com o mesmo período do ano passado, indo de R$ 1,5 bilhão para R$ 2,1 bilhão.

A segunda categoria, produtos para cabelo (shampoo, condicionador, apliques e outros), ficou estável, com uma irrisória queda de 0,1%. O maior crescimento, no entanto, foi na categoria de produtos para o corpo (sabão, hidratante, óleo corporal e outros), com 54% a mais em 2024; foram R$ 304 milhões no primeiro semestre de 2023, contra R$ 469 milhões no mesmo intervalo neste ano.

Completaram o top 5 de produtos de beleza mais vendidos os produtos para face (4,7% de crescimento) e de maquiagem (9,5% de crescimento).

Ainda de acordo com os dados da Neotrust, em relação ao crescimento dos produtos de beleza em cada região do país, o maior ocorreu no Norte (19,8%), e o menor no Sul (10,3%). Nas demais regiões, o Sudeste, que ainda responde pela maior parte do faturamento do Brasil, cresceu 14,8%; o Nordeste, 13%; e o Centro-Oeste, 14%. 

Analisando os resultados por estado, São Paulo teve um crescimento importante (13,7%) mas menor que a média nacional. Minas Gerais, terceiro estado em faturamento, teve um crescimento melhor, de 18%. Mas o estado com a maior porcentagem entre 2023 e 2026 foi Tocantins, com 26,9%; e o menor, Alagoas (4,1%).