• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Colunistas

Por quê o cliente vem à minha loja?
Advertisement

Colunistas

Nem só de contatos vive uma carreira

Colunistas Franchising

Falha no envio da Circular de Oferta de Franquia e continuidade do negócio

Colunistas Franchising Marketing

O erro das franquias que só fazem marketing institucional

Colunistas Design Franchising NRF2026

Arquitetura que conecta: o novo caminho das franquias no varejo moderno

Colunistas Franchising

Homologação de fornecedores: blindagem ou burocracia?

Colunistas Franchising

Franquias e comunicação: equilíbrio entre diretrizes da marca-mãe e adaptação local

Colunistas NRF2026

NRF 2026 Big Show: A aposta forte na Inteligência Artificial

Colunistas E-commerce

A operação logística dos canais digitais como motor estratégico e vantagem competitiva das marcas

Colunistas

O promotor compartilhado como diferencial competitivo na estratégia do varejo

Colunistas

Por quê o cliente vem à minha loja?

Caso o consumidor vá ao seu negócio apenas por atributos como conveniência e preço, é hora de começar a se preocupar

Publicado

2 anos atrás

on

12 de junho, 2023

Por

Daniel Zanco
Mulher escolhendo blusas em loja de roupas

Acredito que poucos varejistas já se fizeram essa pergunta e com certeza um número ainda menor tem a noção das reais respostas e a importância de entender esse questionamento.

Num varejo em constante mudança, impulsionado pela revolução da era da informação, do poder de compra na palma da mão e da queda brutal da assimetria de informação entre vendedores e compradores, saber o motivo pelo qual seus consumidores visitam seu varejo físico pode ser determinante para o futuro do negócio.

Se o consumidor vem ao seu negócio de varejo única e exclusivamente por atributos mais racionais como conveniência e preço, você deverá começar a se preocupar. Se você não é um gigante com um singular poder de compra e escala ou a mais eficiente das operações – capaz de gerar real vantagem competitiva, será cada vez mais difícil brigar por preço em um mercado disputado e com o ecommerce crescendo a taxas muito maiores do que o varejo físico. Ter uma estratégia pautada apenas em preço é bastante arriscado nos dias atuais, onde consumidores podem – dentro do seu estabelecimento – pesquisar com seu celular quem entrega o mesmo produto ou um similar a um preço menor e realizar ali mesmo, a compra em um concorrente.

A resposta ideal para a pergunta do título seria algo como:

– Ele vem à minha loja porque ele gosta de estar aqui.

Estamos na fase da reinvenção do varejo físico, onde a loja deixa de ser um ponto de entrega de produtos para se tornar um local de relacionamento e entretenimento do consumidor. Esse cliente, cada vez mais informado e cheio de poder, quer escolher varejistas por critérios que vão além do preço e da conveniência (que ele já consegue no mundo online) como:

Diversão

As pessoas são pobres de tempo e ricas de informação e vão ter que escolher onde investirão seu tempo. Se o seu varejo é agradável e produz uma experiência divertida, suas chances aumentam muito. Basta visitar a American Girl em Nova Iorque em um sábado de manhã para entender bem isso. As filhas pedem às mães para passearem pela famosa loja de bonecas, porque acham divertido esse momento.

Conhecimento e informação

Não é mais possível tolerar que seus consumidores conheçam mais sobre produtos, tendências e atributos do que seu time de loja. Investir para ter uma equipe que transmita a imagem de conhecimento e confiança para os consumidores ajudará muito na sobrevivência da loja física, nesse novo ambiente de varejo. Consumidores em dúvida precisam enxergar nas informações da equipe da loja o caminho para solucionar seus problemas. A Apple Store percebeu isso e faz do seu Genius Bar – área onde especialistas ajudam os clientes – um de seus diferenciais.

Engajamento

Se sua operação tem uma postura capaz de gerar identidade e envolvimento dos seus consumidores, esse pode ser um caminho. No Brasil, ainda não percebo muito o consumidor escolhendo sua operação com base nesses atributos, mas a tendência é que uma avaliação da postura da empresa em relação a sociedade torne-se cada vez mais relevante nesse processo.

Status e indulgência

Se um consumidor liga para um amigo ou amiga quando está na sua loja, só para contar que está passeando por lá, pode ser que sua operação entregue algo bem além de apenas produto e que seu ambiente de loja produza nos consumidores a sensação de satisfazer seus desejos. Trabalhar o branding é fundamental para que consumidores entendam que visitar sua loja é mesmo que se presentear com um momento especial.

Há sem dúvida vários outros caminhos para tornar-se relevante para os consumidores e esses caminhos podem variar conforme perfil de produto e de consumidor. O fundamental é atentar para o fato de que estamos no varejo físico, na era do relacionamento, da experiência, da sensação, da interação e do entretenimento. Não dá mais para pensar em uma loja como apenas ponto de compra de produto. Você já tem um celular no seu bolso que cumpre bem essa função.

Pense nisso e boas vendas

Imagem: Freepik

Relacionados:
Próximo

Conflito é sinônimo de Judicialização?

Não perca

Franquia Geração 6.4

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
ABFCON
Franchising30 minutos atrás

ABFCON 2025 unirá redes, líderes e marcas pelo futuro do franchising

metanol
Operação1 hora atrás

Consumo de destilados recua após notificações de contaminação por metanol

marca de lifestyle
Operação2 horas atrás

A força de uma marca de lifestyle: como a TODOMODA mantém relevância com 600 lojas no mundo

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising8 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos1 dia atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.