Marketing
5 ferramentas para organizar seu pós-venda
Muito se fala sobre técnicas de vendas e como elas podem ser utilizadas para atrair, converter, criar relacionamento e chegar até a reta final da venda para o cliente. Por outro lado, as empresas, ou até mesmo o microempreendedor, devem ficar atentos ao que vem depois dela. Segundo uma pesquisa realizada pela KPMG, 86% dos consumidores fiéis indicam a empresa para outras pessoas no pós-venda; e 46% delas permanecem comprando, mesmo tento alguma experiência ruim.
Sabendo dos benefícios, é preciso entender o porquê do processo do pós-venda ser tão importante nos negócios. Para Bruna Veríssimo, diretora de marketing e vendas da cVortex, empresa especializada em construir soluções diferenciadas de atendimento ao cliente, “algumas empresas focam apenas em atrair pessoas, mas acabam causando uma experiência ruim por focarem apenas na venda. O ideal é desenvolver uma boa comunicação a fim de estreitar os laços e fazê-lo confiar de fato na marca”.
No mercado é possível encontrar inúmeros casos de empresas que sabem fidelizar clientes a anos. Um exemplo disso é o programa de assinatura da Amazon, o Amazon Prime, que oferece benefícios exclusivos, como frete grátis em compras no site e acesso a conteúdos de entretenimento. Além disso, após a assinatura o cliente sempre terá descontos especiais, reforçando a sensação de exclusividade. Mas para Bruna, ter esse tipo de resultado que gera pertencimento só é possível através da aplicação de algumas técnicas.
1. Follow up
O follow up acontece depois da compra já feita. “Nesse momento, vale deixar o cliente atualizado da entrega e enviar uma mensagem de boas-vindas por algum canal de preferência; estar sempre a disposição para dúvidas também sempre será útil”, ressalta Bruna.
Esse primeiro contato ainda pode ser aproveitado para saber sobre a opinião do cliente sobre o produto ou serviço adquirido e fazer uma pesquisa de satisfação para conseguir informações de preferência para futuras abordagens.
2. Programas de fidelidade
Nessa etapa de fidelização os benefícios “especiais para clientes” podem aumentar as chances de novas adesões por consumidores que já compraram da marca. Dados da Harvard Business Review mostram que, a depender do segmento, adquirir um novo cliente pode ser de 5 a 25 mais caro que reter alguém já fidelizado.
“O importante é, sem dúvidas, oferecer algo a mais para o cliente”, destaca Bruna. Para isso, a empresa pode criar um programa de pontos, lançamentos em primeira mão ou qualquer outro benefício que gere exclusividade.
3. Use de datas comemorativas
Outra maneira de manter o público mais próximo da marca é aproveitar a movimentação do mercado em datas especiais. De acordo com uma previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia dos Namorados de 2024, por exemplo, prometia movimentação de R$2,59 bilhões de vendas no mercado de varejo.
Com essa estratégia, cabe diferenciar de todas as formas, como mandar brindes e oferecer descontos em aniversário, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia do Consumidor e festas de final de ano.
Imagem: Envato