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Ações da Burberry sobem com rumores de aquisição pela Moncler
As ações da Burberry (BRBY), varejista de luxo, subiram mais de 6% após reportagens indicarem que a Moncler, sua concorrente italiana, estaria considerando uma oferta de aquisição da tradicional marca britânica, que vem enfrentando dificuldades.
Um veículo independente da indústria da moda divulgou a notícia, impulsionando imediatamente o valor das ações da Burberry, que têm sofrido com resultados financeiros desanimadores e quedas nas vendas nos últimos meses.
O acordo Moncler-Burberry vai acontecer?
Jelena Sokolova, analista sênior de ações da Morningstar, acredita que a Moncler faria um bom negócio com a aquisição. “Estimamos que há um potencial de valorização de aproximadamente 70% em relação ao nosso valor justo para a Burberry,” disse ela em nota.
“Vemos a Burberry dando os primeiros passos certos em termos estratégicos, com uma campanha de marketing focada em seus produtos icônicos, como casacos e cachecóis, onde a força da marca está. Além disso, a marca tem sido mais pragmática quanto a preços.”
Apesar disso, Sokolova aponta que a Burberry ainda enfrenta grandes desafios, como o baixo volume de vendas nos produtos de vestuário externo e a crescente competição, incluindo da própria Moncler.
“A Moncler possui um histórico forte na gestão de marcas de vestuário externo: as marcas Moncler e Stone Island são focadas em roupas de frio,” ela explica. “Isso pode fortalecer o foco da Burberry na categoria principal e afastá-la das linhas de moda e artigos de couro, uma área em que tentou se expandir nos últimos 10 anos.”
“A Moncler também tem sido uma excelente divulgadora de marca, mesmo sem o orçamento dos grandes grupos de luxo, algo que poderia ser aplicado também na Burberry.”
Por que a Burberry está enfrentando dificuldades?
A Burberry tem enfrentado uma desaceleração do mercado de luxo na China e no Extremo Oriente, além de uma alta rotatividade na sua liderança. Assim como sua concorrente francesa, a LVMH, a aposta da Burberry em um mercado de luxo sustentado na região não teve o retorno esperado até agora.
Em agosto, a marca foi retirada do índice FTSE 100 após uma queda sustentada em seu valor de mercado, deixando de figurar entre as 100 maiores empresas do Reino Unido.
Antes disso, a Burberry havia registrado uma queda de 21% nas vendas no segundo trimestre de 2024 em relação ao ano anterior. As vendas na região da Ásia-Pacífico caíram 23%, enquanto na China continental a queda foi de 21%. Estes resultados levaram a gigante britânica do luxo a suspender o pagamento de dividendos.
Até o momento, as ações da marca acumulam uma queda de 38,66% no ano, sendo negociadas atualmente a £8,58.
Imagem: Envato
Informações: Christopher Johnson para Morning Star
Tradução livre: Central do Varejo