E-commerce
Maioria dos brasileiros faz compras online pelo menos 1 vez ao mês, aponta estudo
O número de brasileiros que optam pelo e-commerce cresce a cada ano e a projeção da ABComm é de que os consumidores digitais ultrapassem 92 milhões no país até o final de 2024. Nesse contexto, o levantamento “Hábitos de Compra no Varejo Alimentar” analisa o mercado em expansão no Brasil e confirma que quase metade dos brasileiros entrevistados já integra as compras de supermercado online em sua rotina. Desse total, 56,4% efetuam compras mensais, enquanto 31,2% utilizam o comércio eletrônico semanalmente.
O estudo produzido pela Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, em parceria com o Opinion Box, empresa referência em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente, também mostra quais os fatores que mais influenciam a preferência pelo e-commerce: preços mais baixos (34,6%), promoções exclusivas (32,3%) e comodidade (29,1%).
Brasileiro busca mais roupas e acessórios no e-commerce
Entre os produtos mais buscados nas compras online no último ano, a categoria de roupas e acessórios lidera o ranking, com 47% das respostas. Em seguida, em equilíbrio, aparece o segmento de alimentos e bebidas (46,5%). Logo depois, destacam-se os produtos de beleza (38,5%) e os eletrônicos (35,8%). A categoria de móveis de decoração aparece em último, com 19,3%.
A importância de estar bem posicionado
Outro aspecto importante destacado na pesquisa é a necessidade de os varejistas estarem bem posicionados para atrair a atenção dos clientes. As avaliações de produtos surgiram como um fator crucial, uma vez que os consumidores confiam nas experiências de outros usuários para tomar decisões mais informadas. Mais da metade dos respondentes (57,4%) afirmam que valorizam sempre as avaliações, ao passo que 39,2% indicaram que o fazem às vezes, e apenas 3,4% disseram que nunca as consideram.
“Apesar da importância de contar com dados robustos, a otimização de títulos e descrições bem elaboradas pode gerar economia e reduzir a necessidade de investimentos em buscas pagas ou ações promocionais”, afirma Franklin Lima, diretor-executivo da Lett, solução da Neogrid. “Se, por um lado, as imagens atraem a atenção dos consumidores, por outro, descrições bem construídas são fundamentais para o desempenho dos algoritmos.”
Perfil dos entrevistados
A pesquisa foi realizada online, no Painel de Respondentes do Opinion Box, entre junho e julho de 2024, com mais de 2 mil brasileiros acima de 16 anos e de todas as classes sociais que são responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa.
Imagem: Envato