Economia

Mercado de telecomunicações terá alta de 8,4% no Brasil, diz pesquisa

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celular com ícones de aplicativos em volta; conceito de m-commerce

De acordo com a pesquisa IPC Maps,  mercado de telecomunicações vai crescer no Brasil até o final do ano. A previsão é de que cerca de R$ 225,8 bilhões sejam gastos com Telecomunicações até o final de 2024 no País, aumentando o faturamento do setor. Ampliando consideravelmente sua participação no mercado consumidor desde o início da pandemia, o setor deve registrar um acréscimo de 8,4% em relação ao ano passado, quando movimentou cerca de R$ 208,4 bilhões. 

Neste cálculo, é considerado que o mercado de telecomunicações envolve as despesas com a aquisição de aparelhos e manutenção de telefonias fixa e móvel, acessórios, bem como pacotes de TV, telefone e internet. Vale lembrar que estes serviços têm sido cada vez mais procurados com a prevalência do uso de Internet e redes sociais pela maioria da população ao longo dos anos.

Na liderança do ranking nacional, só o estado de São Paulo responderá por quase R$ 69,7 bilhões dos gastos, porém é o Distrito Federal que, na comparação com o ano passado, contabilizará a maior alta — de 27,5% — na movimentação do setor, resultando em mais de R$ 5,7 bilhões desembolsados pelas famílias. Já, perdendo presença nesse mercado, estão os estados de Amapá (-11,2%), Rondônia (-4,6%) e Roraima (-3,9%), reforçando as desigualdades regionais do mercado, especialmente na região Norte — a mais remota e menos populosa do Brasil.

Também em expansão está a quantidade de estabelecimentos de serviços de telecomunicações, como revela o IPC Maps. Segundo o estudo, de 2023 para cá, 4.675 novas empresas foram criadas, o que representa uma vantagem de 7,7%, totalizando atualmente 65.248 unidades existentes no País.

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