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3 maneiras de aproveitar o valor dos marketplaces

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Entre o crescente grupo de marcas que investem em marketplaces, três benefícios se destacam: visibilidade, eficiência operacional e publicidade.

Para marcas e varejistas de todos os tamanhos e tipos de produtos, o omnichannel se tornou o novo padrão. Os resultados da pesquisa anual de Omnichannel & Fulfillment da Retail TouchPoints mostram que a maioria dos entrevistados realiza negócios por meio de, em média, três canais diferentes — e, para 35% deles, os marketplaces são essenciais para construir reconhecimento de marca e impulsionar o crescimento dos negócios.

Do ponto de vista de receita, aproximadamente 50% dos entrevistados afirmaram que seus resultados em marketplaces melhoraram ligeiramente ou significativamente nos últimos 12 meses. Entre o grupo crescente de marcas que investem nesses canais, destacam-se três benefícios principais:

1. Visibilidade e reconhecimento de marca

Talvez os maiores benefícios estejam relacionados à visibilidade e ao reconhecimento da marca. De fato, 61% dos entrevistados disseram que vender produtos por meio de marketplaces permite acesso a uma base de clientes muito mais ampla e, possivelmente, maior. Além disso, 45% afirmaram que os marketplaces oferecem mais exposição para suas marcas.

Segundo a Bizrate Insights, 30% dos consumidores compram em marketplaces online algumas vezes por mês, enquanto 20% compram algumas vezes por semana.

Embora o cenário de marketplaces seja dominado por grandes players como Amazon, Walmart e Target, 70% dos consumidores preferem comprar em marketplaces especializados em vez de opções generalistas, de acordo com o Boston Consulting Group. Para as marcas, isso significa a oportunidade de diversificar suas estratégias de marketplaces e alcançar comunidades específicas.

2. Publicidade e acesso a dados

À medida que as marcas ampliam sua presença em diferentes marketplaces, elas obtêm acesso a dados e insights diversos, como tendências de vendas, comportamento do cliente e desempenho de palavras-chave. Esse é um benefício destacado por 33% das marcas entrevistadas.

Embora cada marketplace ofereça diferentes indicadores de desempenho (KPIs), esses dados ajudam as marcas a entender como seus produtos estão performando e a identificar as preferências de públicos específicos.

Esses insights também são valiosos para as estratégias de mídia de varejo. Nos últimos 12 meses, 53% dos entrevistados adicionaram mídia de varejo ao seu mix de marketing e publicidade. Segundo a eMarketer, os gastos com anúncios omnichannel nos EUA cresceram 20,4% em 2024, atingindo US$ 52,3 bilhões, tornando-se o canal de publicidade de crescimento mais rápido.

Amazon e Walmart juntos representaram 84,2% dos gastos digitais em mídia de varejo no ano passado. Contudo, outros varejistas, como Home Depot, Best Buy e Lowe’s, ampliaram suas capacidades para incluir segmentação mais robusta, enquanto empresas como Instacart e Hy-Vee estão desenvolvendo oportunidades de mídia em loja. Até varejistas tradicionais como Macy’s estão explorando novos formatos e experiências de mídia para oferecer às marcas mais opções de alcance de público altamente segmentado.

3. Operações e logística

Os marketplaces não apenas ajudam as marcas a alcançar mais pessoas, mas também oferecem ferramentas e funcionalidades robustas para melhorar suas operações, especialmente em entrega e fulfillment.

De acordo com a pesquisa, 60% dos entrevistados disseram que todos os pedidos em marketplaces são gerenciados por seus provedores de marketplace.

Além disso, 35% disseram que vender em marketplaces permite oferecer frete mais rápido e com melhor custo-benefício. Outros 28% afirmaram que vender por meio de marketplaces reduz o esforço logístico necessário para entregar produtos aos clientes de forma rápida e eficiente.

Quando os marketplaces gerenciam a logística, as marcas conseguem superar desafios como:

  • Acompanhar o aumento dos custos de envio (56%);
  • Lidar com consultas e reclamações dos clientes de forma eficaz (49%);
  • Atender às expectativas de frete gratuito ou de baixo custo (47%).

Fazer parcerias com marketplaces também significa que as marcas não precisam gerenciar o processo de devoluções, um desafio crescente para o setor.

Imagem: Envato
Informações: Alicia Esposito para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo

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