Operação
Família Nordstrom pode tentar privar empresa novamente
Os irmãos Nordstrom, que são os principais executivos da varejista, notificaram o conselho sobre seu interesse, e um comitê especial foi formado
Os irmãos da família Nordstrom notificaram o conselho em fevereiro sobre seu interesse em “potencial financiamento de capital para uma ‘transação para o privado'”, de acordo com um arquivo divulgado pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA na última quinta-feira, 18.
Erik Nordstrom, que é CEO, possui 7,45% das ações em circulação da empresa; Pete Nordstrom, que é presidente e diretor de marca, possui 7,41%; e outros membros da família Nordstrom também possuem ações.
Apesar de sua reputação de atendimento ao cliente, inovação e sortimento atraente, a Nordstrom não escapou dos problemas enfrentados por muitas lojas de departamento – perdendo vendas e cedendo participação de mercado.
Leia também: Nordstrom: a loja que se destaca no varejo americano
Nos últimos anos, a varejista reduziu sua frota de lojas de linha completa, saindo totalmente do Canadá e optando por fechar 16 lojas permanentemente durante o auge da pandemia. Enquanto isso, expandiu bastante seu negócio off-price Rack, que muitos analistas veem como volátil.
“Não é segredo que nos últimos anos a Nordstrom tem enfrentado dificuldades,” disse o Diretor Gerente da GlobalData, Neil Saunders. “Nesse contexto, o valor da empresa diminuiu, e a Nordstrom enfrentou mais pressão dos investidores. Isso certamente causou dor à família fundadora, muitos dos quais ainda administram a empresa, e parece ter reacendido seu desejo de tornar a cadeia privada, onde podem operar longe do escrutínio diário dos mercados.”
A família Nordstrom tentou isso seis anos atrás, mas sua oferta de $50 por ação foi rejeitada pelo conselho como inadequada. Atualmente, as ações estão sendo negociadas por menos de $19. Ainda assim, pode ser difícil levantar o capital necessário dado o mercado apertado de hoje, de acordo com Saunders.
Os recentes problemas da Macy’s também podem estar na mente dos Nordstroms. Aquela loja de departamento foi forçada a lidar com investidores que pressionam para desbloquear valor de seus imóveis, que ofereceram $6,6 bilhões para adquirir aquela loja de departamento.
O bisavô de Erik e Pete, John W. Nordstrom, lançou o negócio como uma loja de sapatos em Seattle em 1901. A empresa foi listada na bolsa em 1971, com “JWN” como seu ticker de ações. Tornar a empresa novamente sob controle familiar firme e fora dos mercados públicos poderia dar à Nordstrom o espaço de que precisa para reverter o negócio, embora assumir muita dívida também possa prejudicar, alertou Saunders.
Relatos de que a família Nordstrom pode querer tornar a empresa privada surgiram no mês passado, embora a empresa na época tenha dito que não comentaria rumores ou especulações de mercado.
Os Nordstroms revelaram suas intenções enquanto o conselho estava avaliando várias alternativas estratégicas possíveis que poderiam aumentar o valor para os acionistas, de acordo com o comunicado de imprensa da empresa na quinta-feira. O novo comitê especial do conselho contratou a Morgan Stanley & Co. e a Centerview Partners como consultores financeiros, e a Sidley Austin e a Perkins Coie como consultores jurídicos.
Imagem: Goakira Omnibiz
Informações: Daphne Howland para Retail Dive
Tradução: Central do Varejo