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Adaptação logística em 2024: Desafios e estratégias para um mercado competitivo

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logística; planilha de estoque

Desde os primórdios das sociedades, quando havia a necessidade de abastecer tribos e pequenas cidades, a civilização desenvolveu estratégias para tornar essa tarefa viável. Embora ainda não fosse chamada de logística, esses foram os primeiros passos desse setor. Agora, em 2024, com uma infinidade de novas necessidades e adaptações, principalmente devido à grande concorrência de mercado e ao advento da internet e da inteligência artificial, surge a questão: como as empresas estão se adaptando à chamada Nova Logística?

O Grupo Intelipost e a ImLog buscaram responder a essa pergunta através da pesquisa “Panorama do Futuro da Logística”. Foram entrevistados mais de 300 gestores, incluindo gerentes, diretores e executivos de nível C, dos quais mais de 75% já administram operações com mais de 3 mil pedidos mensais, enfrentando assim desafios logísticos complexos.

Em termos de competitividade, otimizar custos é crucial para manter eficiência e relevância no mercado. Nas empresas com mais de 30 mil pedidos mensais, quase metade das operações gastam mais de 20% do orçamento com transporte. Isso destaca a busca por eficiência nos custos como a segunda maior tendência do mercado (28%), atrás apenas das entregas mais rápidas (32%). O uso da tecnologia para alcançar tais feitos é essencial, e sem uma orquestração devida entre a expectativa do consumidor com a entrega de sua compra e a operacionalização eficiente deste processo os varejistas perdem e muito na recorrência e fidelização de sua base.

Nos maiores desafios do setor, a pesquisa revelou que para alcançar uma entrega perfeita os maiores empecilhos são atender às expectativas do cliente (40%) e manter a rentabilidade da operação logística (39%). Sobre o primeiro ponto, a expectativa, em grande parte, está atrelada à previsão de entrega, com o tempo real em que a encomenda chega ao consumidor final. A inteligência artificial entra em ação neste momento e cumprir a expectativa de entrega das encomendas, dar visibilidade em tempo real do status de cada pedido, prevenir imprevisto e adequar rotas só é algo possível em escala com tecnologia e muita preditividade.

Esse panorama da pesquisa evidencia a necessidade constante de atualização às novas demandas do mercado, em uma sociedade cada vez mais imediatista. Empresários que ainda veem a logística apenas como transporte de cargas precisam atualizar seus conceitos. Na era dos dados, usar a tecnologia para interpretá-los é imprescindível para alcançar a melhor experiência aos consumidores e empresas.

Imagem: Envato


Anita fala sobre a viagem do varejo para NYC rumo a NRF

*Anita Bataglin, diretora de Marketing do Grupo Intelipost. Formada em Fashion Business pela Anhembi Morumbi e com MBA em Gestão de Negócios pela Live University, e especialização em digital marketing pela General Assembly, são mais de 14 anos de experiência no mercado de e-commerce, com passagens por grandes nomes do varejo online brasileiros como Shop2gether, OQVestir, Inbrands. Nos últimos 5 anos, focada no setor de serviços na Synapcom e Infracommerce (m&a Synapcom) onde dirigiu operações multi-categoria de clientes como Samsung, Diageo, Swarovski, Levi’s e outros, até assumir e alavancar o marketing da empresa nos últimos 2 anos. Duas vezes premiada como Melhor Profissional de E-commerce pela ABCOMM (2020 – 2022), criadora e ministrante do curso de Customer Experience na Belas Artes e também professora de E-commerce e Marketing Digital na ComSchool.

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