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Coca-Cola lança Simply Pop, sua marca de refrigerante prebiótico
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A Coca-Cola está entrando no mercado de refrigerantes prebióticos com sua nova marca Simply Pop, desafiando marcas emergentes como Olipop e Poppi. A partir do final de fevereiro, consumidores na Costa Oeste e no Sudeste dos EUA poderão experimentar a versão da Coca-Cola dessa bebida em alta.
O consumo de refrigerantes nos EUA caiu amplamente nas últimas duas décadas, prejudicado por preocupações com saúde e o aumento de alternativas no mercado, como cold brew, bebidas energéticas e água. Mas, nos últimos cinco anos, refrigerantes contendo prebióticos ganharam força, graças a novatas da indústria como Olipop e Poppi.
Recentemente, a Olipop arrecadou US$ 50 milhões em uma rodada de financiamento que avaliou a empresa em US$ 1,85 bilhão. Já a Poppi marcou presença em seu segundo Super Bowl consecutivo este ano, investindo até US$ 8 milhões para atingir a audiência recorde do evento.
O mercado de refrigerantes voltados para a saúde digestiva cresceu de uma categoria de US$ 197 milhões nos EUA em 2020 para cerca de US$ 440 milhões em 2024, de acordo com dados da Euromonitor International. Ainda assim, é uma fração do mercado total de refrigerantes, que vale bilhões de dólares.
A primeira linha de produtos do Simply Pop apresenta sabores frutados, remetendo à marca de sucos Simply da Coca-Cola. Os sabores incluem abacaxi-manga, limão, morango, ponche de frutas e ponche cítrico.
“Saímos a campo e ouvimos os consumidores. Eles adoram esse segmento, procuram algo que tenha um bom sabor, e isso é algo que sabemos como entregar com Simply e Coca-Cola”, disse Becca Kerr, CEO da unidade de nutrição da Coca-Cola na América do Norte, que inclui as marcas Simply e Fairlife.
As bebidas Simply Pop não têm açúcar adicionado e contêm de 25% a 30% de suco de frutas de verdade, segundo a empresa. Elas também possuem vitamina C e zinco, que podem fortalecer o sistema imunológico.
Além disso, cada lata contém seis gramas de fibras prebióticas — o triplo do conteúdo de fibras da Poppi, mas menos do que os nove gramas da Olipop.
Os prebióticos têm ganhado popularidade devido às alegações de que ajudam a melhorar a saúde intestinal ao estimular o crescimento de bactérias benéficas no intestino, embora seus benefícios não tenham sido comprovados de forma conclusiva.
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“Vemos que há um apetite por esse tipo de produto entre consumidores mais jovens, como millennials e Gen Z”, disse Kerr. “Também percebemos um interesse significativo de consumidores multiculturais.”
No entanto, alegações de saúde podem gerar controvérsias. A Poppi está em negociações para um acordo em um processo judicial movido em maio de 2024, que questiona o marketing da empresa, argumentando que os produtos da Poppi não são tão benéficos para o intestino quanto anunciado.
De acordo com Kerr, a Coca-Cola tem observado a categoria de refrigerantes prebióticos há vários anos. O CEO da Olipop, Ben Goodwin, afirmou à CNBC em 2023 que tanto a Coca-Cola quanto a PepsiCo já haviam abordado a empresa para uma possível aquisição. A Pepsi, por sua vez, estaria planejando lançar seu próprio refrigerante prebiótico em 2025.
Embora seja uma novata nesse segmento, a Coca-Cola possui vantagens óbvias: mais de 100 anos dominando o mercado de refrigerantes, forte poder de marketing e distribuição, além de uma receita de US$ 47 bilhões em 2024 — em comparação com os mais de US$ 400 milhões em vendas da Olipop no mesmo ano.
Mesmo assim, a Coca-Cola já fracassou ao tentar seguir tendências de bebidas. Em 2024, retirou do mercado seu sabor Coke Spiced apenas meses depois de declará-lo uma adição permanente. E, em 2023, reduziu drasticamente a distribuição de sua marca de água com gás Aha após o produto não conquistar os consumidores.
Imagem: Divulgação / Coca-Cola
Informações: Amelia Lucas para CNBC
Tradução livre: Central do Varejo