Economia
41 milhões de paulistas devem fazer compras para a Páscoa 2025
Mesmo com cenário econômico desafiador, os consumidores paulistas devem fazer compras para a Páscoa 2025. Um estudo da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que cerca de 41 milhões de consumidores em São Paulo devem ir às compras neste período.
Contudo, o contexto de inflação tem impacto nas compras da páscoa. A estimativa representa um recuo comparado a 2024, acompanhando a tendência nacional de queda no consumo. Entre os que não devem comprar neste ano, os principais motivos são a necessidade de economizar (23%), o endividamento (21%) e o desemprego (20%).
“Mesmo em um cenário de aperto financeiro, o consumidor paulista não abre mão da tradição. A Páscoa é uma data carregada de simbolismo e afeto, e isso se reflete nas intenções de compra”, analisa Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP.
Itens de consumo na Páscoa 2025
Entre os itens mais procurados nas compras de páscoa, os ovos de chocolate industrializados são os mais procurados (55%), seguidos por bombons industrializados (41%) e chocolates caseiros, como ovos e bombons artesanais (37% e 33%, respectivamente). A personalização, a qualidade do produto e o apoio a pequenos empreendedores estão entre os fatores que contribuem para a compra de chocolates artesanais, especialmente entre os consumidores mais conscientes.
Os filhos (55%) serão os principais presenteados nesta data, seguidos pelas mães e cônjuges (39% cada). Há também muitos consumidores (26%) que pretendem se presentear, mostrando que o consumo individual também se mantém forte na data.
Perfil de consumo
O levantamento também revela que o ticket médio estimado é de R$247 por pessoa, com cerca de cinco produtos adquiridos.
Quanto às formas de pagamento, o consumidor tem demonstrado um comportamento mais cauteloso, com preferência pelo pagamento à vista (72%), com o PIX liderando (51%) e o cartão de débito logo atrás (36%). Do outro lado, 56% das pessoas pretendem realizar compras a prazo.
“O varejo tem uma ótima oportunidade de estreitar laços com os consumidores ao oferecer opções criativas e acessíveis, que respeitem os limites do orçamento familiar sem perder o simbolismo da ocasião”, afirma Stainoff.
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil