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Newsletters e automação: nutrindo leads até a conversão em franqueados

Quando você faz a captação de leads através de uma boa estratégia de atração, e consegue uma base concreta de leads qualificados para sua empresa, as ações de marketing digital não param por aí. Após isso, é preciso manter um relacionamento com essa base até que estejam prontos para a conversão.
E como se faz isto?
Através da nutrição por e-mail. O e-mail marketing, ou newsletter, é um dos melhores canais para manter contato com os leads, uma vez que é através dele que as marcas promovem conteúdos como informações da empresa, lançamentos, promoções, descontos, eventos e muito mais. Tudo isso como forma de manter o lead informado e atualizado sobre as novidades da marca.
As newsletters automatizadas podem ter taxas de abertura acima de 80%, enquanto que as tradicionais costumam ficar em cerca de 27%. Isso mostra como uma estratégia bem montada de newsletters e automação pode transformar potenciais franqueados em investidores reais.
Embora muitos pensem que as newsletters são uma estratégia antiga, alguns dados revelam o contrário:
- 44% de compradores dizem ter maior influência em sua decisão de compra, através de newsletters e e-mails marketing.
- O ROI do e-mail marketing pode chegar a até 36:1 ou 42:1, ou seja, para cada R$ 1 investido, o retorno pode chegar de R$ 36 a R$ 42.
- Marketing por e-mail é um dos tipos de estratégias que mais geram leads e conversões das ações de marketing digital.
Dados do Email Tool Tester
Ou seja, uma newsletter bem estruturada e automatizada gera circulação contínua, engajamento real e retorno mensurável. Aqui, a automação é a chave para a escala e a relevância, pois significa enviar a mensagem certa, para a pessoa certa, no momento certo, permitindo criar jornadas personalizadas sem precisar enviar cada e-mail manualmente.
Boas práticas + pontos de atenção para a expansão de franqueadoras
O que as newsletters e a automação têm a ver com as franqueadoras? Elas ajudam a gerar negócios, seja para vender mais seus produtos e serviços, seja para se expandir, aumentando o número de franqueados e unidades.
Expandir uma rede não é só abrir lojas, é gerar confiança e educar possíveis franqueados enquanto eles ainda tomam decisões. A nutrição de leads por meio das newsletters, neste caso, vão levar informações relevantes que ajudem os empreendedores interessados na rede e tomarem a decisão de se tornarem franqueados.
Para isso, é necessário:
- Investir em assuntos atraentes e segmentação eficiente, afinal mensagens personalizadas têm até 50% mais engajamento.
- Usar análise de dados (taxas de abertura, cliques, respostas) para otimizar constantemente.
- Realizar testes de formatos e frequência, uma vez que nem todo público reage igual.
- Integrar conteúdo exclusivo para o potencial franqueado com relatórios de mercado, cases, chamadas para lives com franqueados atuais, entre outros materiais ricos.
Ou seja, a automação via newsletters:
- Permite nutrir pessoas que ainda estão pesquisando;
- Dá autoridade contínua à franqueadora;
- Conecta leads à cultura da marca antes do contato comercial;
- Traz previsibilidade e escala para a captação.
Em resumo: a automação não substitui o contato humano, mas prepara o terreno de forma estratégica, mensurável e eficiente.
Newsletters automatizadas fazem com que a marca esteja sempre no radar de quem busca investir com impacto real, eficiência e escala. Para isso, é preciso investir nessa disciplina digital. E a Dennova ajuda a montar jornadas de e-mails que transformam interesse em decisão, com papo reto, assertivo e sem enrolação.
Imagens: iStock
(*) Alexandre Goto é sócio-fundador da Dennova Marketing, empresa especializada em Marketing Digital para Expansão de Franquias, e do Portal Elup, um sistema SaaS voltado para a comunicação, gestão de fluxos e automação de processos entre Franqueadoras e Franqueados. Com MBA em Analytics e Inteligência Artificial pela FIA Business School, Alexandre atua há mais de 12 anos no mercado de franquias e é o atual Coordenador da Comissão de Transformação Digital da ABF (Associação Brasileira de Franchising), contribuindo ativamente para a inovação no setor.