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O papel da indicação de franqueados para o crescimento das redes

A importância daquela pergunta única e objetiva usada na métrica de NPS (Net Promoter Score, que mede a satisfação ou lealdade) quando o assunto é “você recomenda abrir tal franquia?” traz enorme responsabilidade.
Nesse último mês de Junho/2025, o franchising teve enorme repercussão negativa. Em seguida veio a feira da ABF (Associação Brasileira de Franchising). E muitas das dúvidas que já eram pertinentes vieram acompanhadas de desafios a quem pertence ao ecossistema: Vale a pena? Quais os lados bons e ruins? Você recomenda, indica?
Temos no mercado 2 bem reconhecidas chancelas que levam a um nível superior determinadas redes, e dão mais credibilidade pois são respondidas pelos próprios franqueados e os dados coletados pela renomada Serasa Experian. O Selo de Excelência em Franchising (SEF) concedido pela ABF, e o prêmio de Melhores Franquias do Brasil, pela Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
A primeira, focada em melhores práticas no suporte operacional de excelência, comunicação aberta e constante, gestão de pessoas, treinamento, lucratividade e retorno sobre o investimento por parte do franqueado.
A segunda, em desempenho (crescimento, retorno financeiro e expansão), qualidade da rede (suporte ao franqueado, reconhecimento da marca e inovação) e satisfação do franqueado (treinamentos, consultoria e materiais de apoio).
E chama a atenção cada vez mais nesse mercado profissionalizado a busca ativa de pretendentes a entrarem em determinadas redes adotarem uma diligente postura de ligar para atuais e ex franqueados, cuja lista consta nas COF (Circular de Oferta de Franquia) para se informar melhor antes do prazo legal de 10 (dez) dias antes da assinatura definitiva.
Se por um lado nenhum franqueado gosta de falar mal de sua própria franquia, a verdade quanto ao tema central chamado confiança vem à tona em momentos como o das respostas sinceras nas tais pesquisas, e principalmente junto a esses futuros parceiros, ou não, de marca. Pois no final do dia a pergunta que não quer calar é: “Você, no meu lugar, abriria uma unidade dessa marca?”
Pode parecer pouco, mas tal recomendação é mais significativa que muito marketing…
Imagem: Envato
*Carlos Sgarlata. Especialista em Governança, palestrante e entusiasta de finanças e estratégias em desenhos de Canais de distribuição. Acumula mais de 20 anos de experiência em indústrias de bens de Consumo e varejo. Atua no ecossistema de franchising, holdings familiares, foi professor de Estratégia, Franchising e Empreendedorismo, além de membro de Conselhos Consultivos e de Administração. CFO da JAH Açaí e Multifranqueado Kopenhagen há 13 anos, dos quais metade deles como membro de Comitês Financeiros e do Conselho de Franqueados na gestão Advent e Nestlè. Acompanhe o autor no LinkedIn, no ABC do Franchising e nas redes sociais: @carlos_sgarlata.