Operação

Sem filhos, Giorgio Armani deixa plano sucessório

Publicado

on

O estilista Giorgio Armani morreu ontem, 4, aos 91 anos em Milão. Mesmo sem  ter filhos, o empresário deixou um plano sucessório claro que deixa a intenção de manter o negócio sob controle de familiares próximos.

A última entrevista pública de Armani foi publicada na semana passada, em que o dono da marca de alta costura falou sobre seu plano de sucessão. Ao jornal britânico Financial Times, Armani disse querer passar gradualmente as responsabilidades que sempre assumiu para as pessoas mais próximas. Na entrevista, ele citou o nome de Leo Dell’Orco, seu braço direito, como possível sucessor.

O estilista deixa para trás uma fortuna estimada em US$ 12,1 bilhões, vinda de um império de moda de luxo construído ao longo de décadas, do qual Armani era o único acionista.

Vida, legado e carreira

Armani nasceu em Piacenza, norte da Itália, em 1934, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter nascido em uma família de classe média, a guerra fez com que a família chegasse a passar fome por um período, como já contou o estilista. 

Giorgio Armani passou por um acidente na infância, quando brincava com um projétil não detonado na rua, como era de seu costume e de outras crianças. O projétil explodiu, matando um amigo próximo e deixando o estilista com graves queimaduras.

Na moda, Armani começou como vitrinista em uma loja de departamentos em Milão. Mostrando talento rapidamente, ele ascendeu até abrir sua própria empresa. Com o tempo, a marca Armani se tornou símbolo de elegância no mundo inteiro, inaugurando o desejado “estilo de vida Armani”.

Como legado, o estilista deixa mudanças significativas no mundo da moda. Ele suavizou os ternos masculinos, deixando-os mais leves e sensuais, e lançou ternos femininos, os tailleurs, possibilitando que as mulheres, que ingressavam cada vez mais no mercado de trabalho, usassem roupas confortáveis e elegantes. O estilista também democratizou o acesso a roupas de alfaiataria para a classe média, produzindo-as com qualidade, mas em larga escala.

Imagem: Loja Armani em Paris, França / Mathias Reding para Unsplash.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *