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Um em cada cinco varejistas brasileiros planeja expandir para o exterior em 2025

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expansão internacional; expansão de redes; varejistas

A expansão internacional será uma das estratégias para o crescimento de receita de parte dos varejistas brasileiros em 2025, de acordo com o Relatório do Varejo 2025. O levantamento, realizado pela Adyen, provedora de tecnologia de pagamentos, ouviu mais de 14 mil comerciantes em 28 países, incluindo 500 no Brasil. O estudo aponta que 21% das empresas nacionais planejam expandir suas operações para novos mercados no próximo ano. Os principais destinos citados foram Estados Unidos (41%), Argentina (37%), Chile (30%) e Portugal (29%).

No relatório do ano anterior, Estados Unidos (48%) e Argentina (37%) também apareciam na liderança, seguidos por Portugal (29%) e Canadá (18%). O Chile ganhou destaque após a assinatura de um novo acordo de livre comércio com o Mercosul, que amplia benefícios tarifários e representa oportunidade para setores como cosméticos, têxtil e commodities.

varejistas

Segundo a pesquisa, os Estados Unidos atraem especialmente empresas de eletrônicos (58%) e de roupas e acessórios (39%). No setor de luxo, Argentina (46%) e Chile (35%) aparecem como mercados estratégicos. Entre os varejistas de cosméticos, a Argentina lidera com 42% das menções, seguida pelo Chile e pelos Estados Unidos, ambos com 33%.

“As empresas brasileiras têm um perfil inovador e dinâmico para se adaptar a diferentes cenários. É natural que, além de explorar o mercado local, essas empresas alavanquem suas oportunidades transfronteiriças. Os mercados europeu e norte-americano atraem os varejistas por sua solidez, maturidade e taxas de câmbio, que ampliam margens, enquanto a proximidade cultural com países vizinhos facilita a expansão pela América do Sul”, afirma Renato Migliacci, vice-presidente de Vendas da Adyen Brasil.

“Para que essa internacionalização ocorra de forma fluida e eficaz, é fundamental contar com tecnologias robustas, escaláveis e integradas, capazes de sustentar operações de estoques, logística e pagamentos em múltiplos mercados”, complementa Migliacci.

Imagem: Envato

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