• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Colunistas

Conflito é sinônimo de Judicialização?
Advertisement

Colunistas

Mapa da Construção de Experiências do Cliente Ins-piradoramente Diferentes do Usual

Colunistas E-commerce Operação

A otimização da IA no last mile: cada segundo conta

Colunistas Design Marketing

Sol de Janeiro leva o verão brasileiro até Dubai

Colunistas E-commerce

Lojas online que migram para a loja física: não são apenas as vendas que importam

Colunistas Design

Joyconomy: quando a alegria vira estratégia (e lucro) no varejo

Colunistas Franchising

Microfranquias estão se tornando o motor do franchising no Brasil

Colunistas Franchising

Cultura de gestão financeira transforma franquias em redes de alta performance

Colunistas

Avaliação judicial do aluguel em Shopping Center

Colunistas Operação

Reta final do ano!

Colunistas

Conflito é sinônimo de Judicialização?

No desgaste da relação franqueador e franqueado, é comum ouvirmos a mesma história, mas sob pontos de vista diversos

Publicado

2 anos atrás

on

20 de junho, 2023

Por

Melitha Novoa Prado

Cada vez mais assistimos rompimentos de relações de franquia, de uma forma desastrosa e pouco pacífica. Seja por intolerância ou imediatismo, o que ocorre na realidade é uma falta de consciência, na maioria das vezes, de que os conflitos são fenômenos naturais dos seres vivos, e apenas por meio deles seremos capazes de refletir, aprimorar e evoluir como seres humanos, para proporcionar mudanças e resultados positivos nas nossas vidas.

Partindo daí, cientes de que todo relacionamento terá seus momentos de discordâncias e desentendimentos, como podemos adotar hábitos e atitudes que facilitem o desenrolar desse emaranhamento de emoções e sentimentos, para encontrarmos um caminho único e adequado para manter o relacionamento?

Horas de voo ajudam, mas o reconhecimento da dupla existência da verdade atribui um significado importante ao conflito. O poema de Fernando Pessoa, que recomendo muito a leitura, fala exatamente sobre isso: duas visões corretas sobre o mesmo fato, mas sob óticas diferentes. Ou seja, as duas faces da verdade!

E quando procuramos compreender isso pela ótica do Franchising, como um sistema de gestão de pessoas, percebemos que no desgaste da relação franqueador e franqueado, ouvimos a mesma história, mas sob pontos de vista diversos. Humanos que são, possuem diferentes percepções dos fatos, acompanhadas de emoções e sentimentos próprios.

E, ainda, não preparados e cientes de que o diálogo pode ser o melhor caminho, uma vez que as melhores soluções estão sempre dentro de casa e não fora, a situação ainda piora por não existir uma cultura de negociação na rede, que propicie um ambiente favorável à conversas e compreensão da verdade de cada um, reconhecendo que ambas tinham razão em seus pontos – afinal, ninguém está 100% certo em 100% do tempo.

Para isso, é preciso ter paciência, empatia e energia para praticar uma escuta cuidadosa e uma comunicação fluida. Ocorre que, não se optando por este caminho, que provavelmente é mais espinhoso e duro, a decisão de terceirizar o conflito para a Justiça Comum, passa a ser uma postura recorrente da marca, que a incorpora culturalmente ao seu sistema de franquia. E, a partir daí, abrindo mão do seu empoderamento pessoal para decidir o conflito, confia ao Judiciário, onde não existe o reconhecimento da dupla existência da verdade.

Quem perde a ação acha que a decisão foi injusta, quem ganha, também, pois deveria ter ganho ainda mais. E, assim, todo mundo sai perdendo, inclusive a própria imagem institucional do Franchising. Mas, temos uma boa notícia!!! Existem alternativas para mudar esse ciclo vicioso e elas estão ao alcance de todos. É apenas uma questão de mudança de atitude e olhar para o próprio conflito.

Melitha Novoa Prado é sócia-fundadora da Novoa Prado Advogados, consultora jurídica e mediadora nas áreas de varejo e franchising.

Imagem: Freepik

Relacionados:
Próximo

Chatbot e estratégias de humanização da marca: como fazer

Não perca

Por quê o cliente vem à minha loja?

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Inovação13 horas atrás

Usaflex lança novo posicionamento de marca

Saks
NRF202615 horas atrás

NRF 2026: Marc Metrick, CEO da Saks Global, revela como a personalização está redefinindo o luxo no varejo

e-commerce automotivo; homens; compras online; black friday 2025; parcelamento
E-commerce16 horas atrás

Black Friday 2025: como o varejo pode se preparar

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.