• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Colunistas

Conflito é sinônimo de Judicialização?
Advertisement

Colunistas Operação

A conversão da rua/shopping para a loja

Colunistas Franchising

Preferência e opção de compra da Franqueadora sobre as unidades franqueadas

Colunistas Inovação

Inteligência artificial: do chatbot ao agente autônomo - navegando pelos desafios da conformidade

InsightZ

InsightZ #35 - Compre agora, pague depois: Por que a Geração Z adota o BNPL em massa

Colunistas Operação

O que uma metodologia usada há mais de 20 anos em T.I. pode ensinar ao varejo?

Colunistas Franchising

A viagem como negócio: o novo turista brasileiro está moldando o futuro das franquias

Colunistas Marketing

O limão de Capri: best in class em place marketing

Colunistas Operação

Atendimento, Relacionamento ou Técnica: o que realmente move as vendas?

Colunistas

Mundo digital cada vez mais físico

Colunistas

Conflito é sinônimo de Judicialização?

No desgaste da relação franqueador e franqueado, é comum ouvirmos a mesma história, mas sob pontos de vista diversos

Publicado

2 anos atrás

on

20 de junho, 2023

Por

Melitha Novoa Prado

Cada vez mais assistimos rompimentos de relações de franquia, de uma forma desastrosa e pouco pacífica. Seja por intolerância ou imediatismo, o que ocorre na realidade é uma falta de consciência, na maioria das vezes, de que os conflitos são fenômenos naturais dos seres vivos, e apenas por meio deles seremos capazes de refletir, aprimorar e evoluir como seres humanos, para proporcionar mudanças e resultados positivos nas nossas vidas.

Partindo daí, cientes de que todo relacionamento terá seus momentos de discordâncias e desentendimentos, como podemos adotar hábitos e atitudes que facilitem o desenrolar desse emaranhamento de emoções e sentimentos, para encontrarmos um caminho único e adequado para manter o relacionamento?

Horas de voo ajudam, mas o reconhecimento da dupla existência da verdade atribui um significado importante ao conflito. O poema de Fernando Pessoa, que recomendo muito a leitura, fala exatamente sobre isso: duas visões corretas sobre o mesmo fato, mas sob óticas diferentes. Ou seja, as duas faces da verdade!

E quando procuramos compreender isso pela ótica do Franchising, como um sistema de gestão de pessoas, percebemos que no desgaste da relação franqueador e franqueado, ouvimos a mesma história, mas sob pontos de vista diversos. Humanos que são, possuem diferentes percepções dos fatos, acompanhadas de emoções e sentimentos próprios.

E, ainda, não preparados e cientes de que o diálogo pode ser o melhor caminho, uma vez que as melhores soluções estão sempre dentro de casa e não fora, a situação ainda piora por não existir uma cultura de negociação na rede, que propicie um ambiente favorável à conversas e compreensão da verdade de cada um, reconhecendo que ambas tinham razão em seus pontos – afinal, ninguém está 100% certo em 100% do tempo.

Para isso, é preciso ter paciência, empatia e energia para praticar uma escuta cuidadosa e uma comunicação fluida. Ocorre que, não se optando por este caminho, que provavelmente é mais espinhoso e duro, a decisão de terceirizar o conflito para a Justiça Comum, passa a ser uma postura recorrente da marca, que a incorpora culturalmente ao seu sistema de franquia. E, a partir daí, abrindo mão do seu empoderamento pessoal para decidir o conflito, confia ao Judiciário, onde não existe o reconhecimento da dupla existência da verdade.

Quem perde a ação acha que a decisão foi injusta, quem ganha, também, pois deveria ter ganho ainda mais. E, assim, todo mundo sai perdendo, inclusive a própria imagem institucional do Franchising. Mas, temos uma boa notícia!!! Existem alternativas para mudar esse ciclo vicioso e elas estão ao alcance de todos. É apenas uma questão de mudança de atitude e olhar para o próprio conflito.

Melitha Novoa Prado é sócia-fundadora da Novoa Prado Advogados, consultora jurídica e mediadora nas áreas de varejo e franchising.

Imagem: Freepik

Relacionados:
Próximo

Chatbot e estratégias de humanização da marca: como fazer

Não perca

Por quê o cliente vem à minha loja?

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Celular com página do Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, aberta
Economia10 horas atrás

Para 40% dos brasileiros, pix automático torna operações mais práticas

homem comendo pipoca em festa junina
E-commerce11 horas atrás

Festas juninas geram mais de R$ 20 mi em vendas para e-commerce

imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; ferramentas de IA generativa; apps inteligência artificial
Comportamento12 horas atrás

Ainda há um abismo geracional no uso de ferramentas de IA generativa no varejo

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising5 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Intelbras
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #41: Intelbras

arcos dorados
Franchising2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #40: Arcos Dorados

Nutrata
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #39: Nutrata

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação