• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Colunistas

Conflito é sinônimo de Judicialização?
Advertisement

Colunistas

Da purgação da mora na ação de despejo por falta de pagamento

Colunistas Franchising Marketing

Como usar Facebook e Instagram Ads para atrair franqueados e expandir uma rede

Colunistas

NRF 2026: 8 tendências que o varejo vai aprender como implementar

Colunistas Comportamento

O que estamos perdendo ao viver no modo 2x?

Colunistas Franchising

Como escolher a franquia certa para investir: fatores essenciais a considerar

Colunistas Operação

Priorizando o cliente, e não o concorrente

Colunistas E-commerce Franchising

E-commerce alavanca vendas nas franquias

Colunistas NRF Paris 2025

NRF Europe 2025 revela as 3 grandes forças que estão redefinindo o varejo

Colunistas Franchising

Franchising é...

Colunistas

Conflito é sinônimo de Judicialização?

No desgaste da relação franqueador e franqueado, é comum ouvirmos a mesma história, mas sob pontos de vista diversos

Publicado

2 anos atrás

on

20 de junho, 2023

Por

Melitha Novoa Prado

Cada vez mais assistimos rompimentos de relações de franquia, de uma forma desastrosa e pouco pacífica. Seja por intolerância ou imediatismo, o que ocorre na realidade é uma falta de consciência, na maioria das vezes, de que os conflitos são fenômenos naturais dos seres vivos, e apenas por meio deles seremos capazes de refletir, aprimorar e evoluir como seres humanos, para proporcionar mudanças e resultados positivos nas nossas vidas.

Partindo daí, cientes de que todo relacionamento terá seus momentos de discordâncias e desentendimentos, como podemos adotar hábitos e atitudes que facilitem o desenrolar desse emaranhamento de emoções e sentimentos, para encontrarmos um caminho único e adequado para manter o relacionamento?

Horas de voo ajudam, mas o reconhecimento da dupla existência da verdade atribui um significado importante ao conflito. O poema de Fernando Pessoa, que recomendo muito a leitura, fala exatamente sobre isso: duas visões corretas sobre o mesmo fato, mas sob óticas diferentes. Ou seja, as duas faces da verdade!

E quando procuramos compreender isso pela ótica do Franchising, como um sistema de gestão de pessoas, percebemos que no desgaste da relação franqueador e franqueado, ouvimos a mesma história, mas sob pontos de vista diversos. Humanos que são, possuem diferentes percepções dos fatos, acompanhadas de emoções e sentimentos próprios.

E, ainda, não preparados e cientes de que o diálogo pode ser o melhor caminho, uma vez que as melhores soluções estão sempre dentro de casa e não fora, a situação ainda piora por não existir uma cultura de negociação na rede, que propicie um ambiente favorável à conversas e compreensão da verdade de cada um, reconhecendo que ambas tinham razão em seus pontos – afinal, ninguém está 100% certo em 100% do tempo.

Para isso, é preciso ter paciência, empatia e energia para praticar uma escuta cuidadosa e uma comunicação fluida. Ocorre que, não se optando por este caminho, que provavelmente é mais espinhoso e duro, a decisão de terceirizar o conflito para a Justiça Comum, passa a ser uma postura recorrente da marca, que a incorpora culturalmente ao seu sistema de franquia. E, a partir daí, abrindo mão do seu empoderamento pessoal para decidir o conflito, confia ao Judiciário, onde não existe o reconhecimento da dupla existência da verdade.

Quem perde a ação acha que a decisão foi injusta, quem ganha, também, pois deveria ter ganho ainda mais. E, assim, todo mundo sai perdendo, inclusive a própria imagem institucional do Franchising. Mas, temos uma boa notícia!!! Existem alternativas para mudar esse ciclo vicioso e elas estão ao alcance de todos. É apenas uma questão de mudança de atitude e olhar para o próprio conflito.

Melitha Novoa Prado é sócia-fundadora da Novoa Prado Advogados, consultora jurídica e mediadora nas áreas de varejo e franchising.

Imagem: Freepik

Relacionados:
Próximo

Chatbot e estratégias de humanização da marca: como fazer

Não perca

Por quê o cliente vem à minha loja?

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
alimentar
Operação10 horas atrás

Varejo alimentar mostra sinais de recuperação em julho

Infracommerce
Operação1 dia atrás

Infracommerce tem terceiro trimestre seguido de resultado operacional positivo

despejo
Colunistas1 dia atrás

Da purgação da mora na ação de despejo por falta de pagamento

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising6 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Ricardo Almeida
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #46: Ricardo Almeida

Mar na Mão
Franchising4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #45: Mar na Mão

supera
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #44: Supera

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação