Economia

Brasileiros reduzem gastos, mas mantêm compras em datas comemorativas

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Natal 2023; comemorativas

O consumidor brasileiro tem demonstrado cautela nos gastos com datas comemorativas, mas sem abrir mão das compras tradicionais. Segundo a pesquisa “Consumo em Tempos de Inflação e Repriorização”, realizada pela Neogrid em parceria com a Opinion Box, 51% dos entrevistados afirmaram ter mantido o hábito de comprar presentes ou produtos típicos em datas comemorativas, embora gastando menos. Outros 24% disseram não ter alterado a rotina de consumo, enquanto 19% não realizaram nenhuma compra especial nos últimos 12 meses.

O levantamento aponta ainda que quase 60% dos consumidores pretendem continuar comprando em datas comemorativas nos próximos meses. Para a Neogrid, o comportamento reflete um equilíbrio entre contenção de despesas e o desejo de celebrar.

“Os dados indicam que, mesmo com ajustes motivados pelo cenário econômico, o desejo de celebrar continua. Para o shopper, isso significa economizar, planejar e pesquisar. Para a indústria, varejo e distribuição, representa o olhar estratégico para garantir mix ideal, estoques equilibrados e vendas planejadas, para que não haja rupturas nem excessos. Em períodos sazonais, o preparo estratégico e uma execução eficiente são determinantes, já que o consumidor acompanha de perto os preços e valoriza ofertas exclusivas”, afirmou Leandro Murta, diretor de Inteligência Comercial da Neogrid.

Consumidor mais atento aos preços

A pesquisa mostra que 31% dos entrevistados afirmaram pesquisar preços sempre antes de comprar, e 25% o fazem frequentemente. Apenas 10% disseram verificar valores raramente e 3% nunca comparam preços, o que indica alta sensibilidade do consumidor ao custo dos produtos.

Os principais canais utilizados para comparação de preços são lojas físicas (56%) e sites (53%). Os aplicativos especializados aparecem com 27%, seguidos por ferramentas de busca (24%). As redes sociais são usadas por 30% dos consumidores, enquanto plataformas de inteligência artificial, como o ChatGPT, ainda têm participação inferior a 5%.

Personalização e experiência no varejo

O estudo também destaca a importância de estratégias baseadas em inteligência artificial e análise de dados, que permitem adaptar ofertas e interações ao perfil de cada consumidor. Essas iniciativas aumentam a relevância do ponto de venda, otimizam promoções e fortalecem as ações de trade marketing.

“O fato de os consumidores compararem preços em tantos canais diferentes mostra que o processo de decisão está cada vez mais criterioso e multicanal. Eles avaliam não só o preço, mas também a conveniência e a experiência oferecida em cada ponto de contato. Por isso, as empresas que entregarem transparência, praticidade e personalização em todos os canais terão mais chances de conquistar e fidelizar esse novo consumidor”, concluiu Murta.

Imagem: Envato

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