Inovação
Google lança novas ferramentas de compras com IA para a temporada de fim de ano
O Google anunciou na semana passada um conjunto de recursos de compras impulsionados por inteligência artificial (IA) para a temporada de fim de ano. Usuários do aplicativo Gemini nos Estados Unidos podem inserir consultas de busca para receber recomendações de produtos com opção de compra, além de tabelas de preços e comparações. A empresa também atualizou o AI Mode para permitir que consumidores descrevam os itens desejados e obtenham recomendações com imagens shoppables, preços, avaliações e outras informações, segundo o comunicado.
O recurso “Deixe o Google Ligar” passa a telefonar para lojas locais para verificar a disponibilidade de produtos, consultar preços e checar promoções em nome dos consumidores.
Com o novo pacote de ferramentas, o Google afirma estar cumprindo a promessa de transformar a inteligência artificial em um assistente pessoal de compras.
Em maio, a companhia apresentou o plano do “AI Mode”, que permite aos consumidores usar fotos para experimentar itens virtualmente, encontrar melhores preços e receber recomendações personalizadas. O usuário pode acionar o botão “acompanhar preço” para configurar alertas de queda de preço com base no tamanho e na cor desejados, entre outras opções.
O Google iniciou a implementação de suas capacidades de checkout com IA para lojistas nos Estados Unidos, segundo o comunicado. Wayfair, Chewy, Quince e alguns comerciantes do Shopify estão entre os primeiros a autorizar o uso da ferramenta, que será ampliada para mais empresas.
Usando o AI Mode, os consumidores podem receber recomendações de produtos baseadas em buscas conversacionais, sem depender de palavras-chave específicas, afirmou a empresa. A ferramenta utiliza mais de 50 bilhões de listagens de produtos, com cerca de 2 bilhões atualizadas a cada hora.
Além da expansão de suas capacidades de IA, o Google tem integrado esses recursos à jornada de compra. Em março, a empresa anunciou outro conjunto de ferramentas de compras com IA. Os usuários podem experimentar calças e saias com o recurso de experimentação virtual atualizado, enquanto a ferramenta de correspondência por visão permite criar imagens geradas por IA de como os itens podem ficar e receber links para produtos relacionados.
Paralelamente ao avanço do Google, outras empresas de tecnologia e varejistas desenvolvem soluções para permitir compras com IA. A OpenAI lançou recentemente a função Instant Checkout no ChatGPT, que permite adquirir produtos diretamente na plataforma para vendedores dos Estados Unidos, incluindo Etsy e alguns comerciantes do Shopify. A Walmart anunciou em outubro uma parceria com a OpenAI para que os consumidores possam fazer compras diretamente no ChatGPT.
À medida que grandes empresas de tecnologia conectam a busca e a compra de produtos por meio de IA, o volume de ferramentas começa a transformar a experiência de consumo. Quase dois terços dos consumidores já utilizaram tecnologia de IA para orientar compras online, segundo pesquisa da Bloomreach divulgada em março. Mais da metade afirmou que suas buscas se tornaram mais conversacionais.
Imagem: Divulgação
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo
