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Alpargatas registra lucro líquido de R$ 112,4 mi no 1º tri de 2025

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Chinelos havaianas brancos com bandeira brasileira nos pés de duas mulheres. Alpargatas

A Alpargatas divulgou na quinta-feira (8) os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2025. A companhia registrou lucro líquido consolidado de R$ 112,4 milhões no período, o que representa um avanço de R$ 87,8 milhões em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O volume de vendas cresceu 10% no período.

A geração de caixa livre foi de R$ 128 milhões no trimestre e somou R$ 439 milhões nos últimos 12 meses. A empresa registrou consumo de capital de giro de R$ 48 milhões, pela primeira vez desde o segundo trimestre de 2023. O movimento foi atribuído ao aumento na conta de clientes e à recomposição de estoques de matérias-primas e produtos acabados.

Foram investidos R$ 27 milhões em projetos prioritários no trimestre, valor alinhado ao orçamento de capital de R$ 220 milhões previsto para 2025. Em marketing, o investimento direcionado à marca Havaianas foi de R$ 98 milhões, alta de 29% em relação ao mesmo período de 2024. Do total, R$ 69 milhões foram aplicados no Brasil e R$ 29 milhões nas operações internacionais.

Segundo o CEO da Alpargatas, Liel Miranda, “sabemos da força da marca Havaianas e seguiremos investindo de forma planejada e disciplinada, fortalecendo o papel do marketing como sustentação da operação comercial”. Miranda destacou ainda que o portfólio passará a buscar novas audiências e ampliar ocasiões de uso, além de reforçar a conexão com a moda em mercados internacionais por meio de inovações e parcerias.

A operação da Havaianas registrou receita líquida de R$ 1,1 bilhão no primeiro trimestre de 2025, com crescimento de 18% na comparação anual. Foram vendidos 51 milhões de pares no Brasil e 5,8 milhões no exterior. Parte do desempenho foi atribuída à antecipação tática de vendas no mercado interno, com o objetivo de abastecer os canais em preparação para a virada de coleção do segundo trimestre.

“Ainda que os números do primeiro trimestre sejam positivos, não representam necessariamente uma tendência para o ano, uma vez que houve essa antecipação de volume”, afirmou Miranda. Ele acrescentou que o desempenho reflete ações recentes aplicadas na operação, como correção de preços, adequação de portfólio, investimentos em marketing, melhorias em processos logísticos e aumento de produtividade industrial.

De acordo com o executivo, a companhia seguirá com foco em execução e consistência nas iniciativas. “Estamos cientes de que os avanços conquistados ainda exigem atenção, consistência e foco na execução. Sabemos que há muito pela frente, mas nossa estratégia vem dando resultados”, concluiu.

Imagem: Unsplash

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