Connect with us

Economia

Brasil abriu 2,7 milhões de empresas em 2023, segundo MDIC

Saldo é positivo no período, segundo Mapa de Empresas; tempo de abertura é de, em média, 1 dia e 5 horas

Published

on

Pequena empreendedora em frente de sua loja; micro e pequenas empresas; Desenrola para MEIs

Entre os meses de janeiro e agosto de 2023, o Brasil registrou abertura de 2,716 milhões de novas empresas. Esses dados são do Mapa de Empresas, ferramenta elaborada pelo governo federal através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

De acordo com o MDIC, existem, no total, 21,9 milhões de empresas ativas em todo o Brasil, com 364 mil delas sendo abertas apenas em agosto. 93,7% das companhias em funcionamento no país são microempresas ou empresas de pequeno porte.

O saldo de criação de novas empresas é positivo até o momento, com +1,23 milhão, em relação ao fechamento de 1,47 milhão de firmas entre os meses de janeiro e agosto.

O ministério apontou em nota que o estado que, proporcionalmente, abriu mais empresas no Brasil foi o Maranhão, com um aumento de 7,7% em relação ao primeiro quadrimestre (período de janeiro a abril), com o estado da Paraíba registrando a maior queda proporcional.

Em números absolutos, o maior número de empresas abertas foi registrado no estado de São Paulo, com 408.116 novas companhias. Em seguida, aparecem mais dois estados da região Sudeste: Minas Gerais (147.147) e Rio de Janeiro (115.264).

No segundo quadrimestre do ano (maio a agosto), foram abertas 1,38 milhão de novas empresas, com 738,1 mil companhias sendo fechadas — mais um resultado positivo, com um saldo de 644,5 mil negócios abertos no período consultado. 

O tempo gasto para se abrir uma empresa no país, em média, foi de 1 dia e 5 horas, também no segundo quadrimestre, com 67% dos negócios brasileiros sendo abertos em menos de um dia.

O estado que apresentou o menor tempo médio de abertura de empresas foi Sergipe, com um registro de 7 horas no segundo quadrimestre de 2023. Por sua vez, São Paulo se tornou o estado que mais demora para abrir um novo negócio, com 1 dia e 20 horas em média — embora o resultado seja 12% mais rápido do que no primeiro quadrimestre de 2023.

As capitais de Aracaju, Goiânia e Curitiba foram as mais ágeis no processo de abertura de empresas, com apenas 2 horas de tempo médio. Já Belém teve o pior desempenho neste recorte, com 3 dias e 6 horas, em média.

Pequena empreendedora em frente de sua loja; Brasil registrou grande abertura de empresas

Imagem: Envato