Connect with us

Economia

Brasil criou 16 novas empresas por dia útil em agosto

A maior parte dos negócios abertos são pequenas empresas do ramo de serviços abertas em São Paulo

Published

on

Lego representando a criação de novas empresas

De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, o Brasil criou 16 novas empresas a cada dia útil em Agosto, o que totaliza 367.339 novos negócios. Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento é de 0,4%. 

A maior parte dos CNPJ abertos se encaixam na categoria de Microempreendedor Individual (MEI), 271.531 deles. Em seguida, estão as Sociedades Limitadas, com 76.942, e Empresa Individual (10.196). A categoria MEI, como observa-se, está muito à frente das que a seguem, representando ⅔ das novas empresas criadas.

Em relação às regiões brasileiras, Norte e Nordeste saíram prejudicadas: somente Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram aumento de criação de empresas em relação a 2022. São Paulo foi o estado com maior criação de empresas, 110.212 em agosto, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

Além disso, o setor favorito dos novos empreendedores para começar um negócio foi o de serviços, acima dos setores de comércio (varejo) e indústria. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a melhora na economia brasileira observada recentemente tem diminuído os índices de empresas criadas por necessidade, e aumentado o número das que são criadas por vontade de empreender. “Na conjuntura atual, marcada pela diminuição do índice de desemprego, observamos o surgimento de empresas impulsionado pela inclinação empreendedora do que pela urgência. Uma parcela significativa dos cidadãos brasileiros nutre o desejo de empreender, buscando não apenas flexibilidade e independência, mas também realização pessoal e a construção de um legado” (Via Agência Brasil).

Imagem: Envato