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Economia

Dona do Burger King no Brasil negocia licença da Starbucks

Zamp confirmou nesta terça (20) tratativas para assumir operações brasileiras da rede de cafeterias

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atendente do Starbucks segurando copo da rede; Zamp negocia para assumir operações da marca no Brasil

A Zamp, dona do Burger King e Popeyes no Brasil, está em negociações para adquirir a licença de operação da Starbucks no país, de acordo com informações obtidas pelo portal Valor Econômico. As conversas tiveram início em dezembro de 2023. Além da Zamp, outras duas cadeias de restaurantes demonstraram interesse em estabelecer acordos com a rede de cafeterias sediada em Seattle.

Fontes indicam que o fundo árabe Mubadala, sócio da Zamp, está envolvido em negociações diretas com a Starbucks americana, com o objetivo de assumir o contrato de licenciamento.

Paralelamente, há também contatos para a venda da operação da Starbucks no Brasil, atualmente nas mãos da SouthRock Capital. Esta empresa, que foi master licenciada da rede de cafeterias no país de 2018 a 2023, entrou com pedido de recuperação judicial em novembro devido a dívidas totais de R$ 1,8 bilhão.

O objetivo da Zamp seria alcançar um acordo internacional para, em seguida, concretizar algo localmente. Isso se deve à situação operacional desfavorável da SouthRock, que tornaria a manutenção das lojas após a obtenção da licença um negócio pouco vantajoso para novos investidores.

De acordo com o plano de recuperação judicial da SouthRock, protocolado em 9 de fevereiro na Justiça de São Paulo, atualmente existem 135 lojas em operação. Ao longo de 2023, cerca de 55 lojas deficitárias foram fechadas, e houve uma redução de 20% na equipe administrativa ligada à marca.

No processo de negociação com os credores da SouthRock, está sendo discutida a criação de Unidades Produtivas Isoladas (UPIs) para a alienação dos negócios. Essas UPIs podem ser vendidas em leilão, mas se a empresa receber uma oferta direta pela operação, pode submetê-la aos credores e à Justiça.

As conversas entre a Zamp e a matriz da Starbucks avançaram nas últimas semanas, conforme revelado por uma terceira fonte próxima à negociação. A Zamp, que considerou trazer a marca Tim Hortons ao Brasil em anos anteriores, pertencente à Restaurant Brands International (RBI), também parceira da Zamp, concentrou-se na expansão do Popeyes, deixando o plano para a Starbucks em segundo plano.

A complexidade da operação, envolvendo marcas em recuperação judicial e os desafios de gestão enfrentados pela SouthRock, tem dificultado a conclusão das negociações, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto. A visibilidade limitada da marca no país e o foco da Zamp na expansão do Popeyes também têm contribuído para o impasse.

A Zamp confirmou as negociações na última terça (20), respondendo a um ofício enviado pela B3. “A companhia manterá os seus acionistas e o mercado informados sobre qualquer desdobramento relevante acerca do tema”, afirmou a dona do Burger King no Brasil.

atendente do Starbucks segurando copo da rede; Dona do Burger King negocia para assumir operações da marca no Brasil

Imagem: Shutterstock