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Economia de criadores digitais cresce no Brasil

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Os criadores digitais estão por toda parte nas redes sociais, seja produzindo conteúdos criativos ou fazendo publicidade para grandes marcas. Esses influenciadores produzem e compartilham, diariamente, materiais para atrair e engajar o público, construindo, assim, uma comunidade no ambiente digital. Segundo estimativa da Shortlist e do banco Goldman Sachs, existem mais de 500 mil criadores digitais no Brasil.

Já informações divulgadas pelo estudo “O impacto socioeconômico dos negócios digitais da Creator Economy no Brasil”, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostraram que o setor teve crescimento de 30% na geração de trabalhos diretos e indiretos em 2024, totalizando mais de 389 mil ocupações.

De acordo com o estudo da FGV, 42% dos entrevistados afirmaram que a venda de produtos digitais é sua principal fonte de renda, com um faturamento médio 154% superior ao de outros setores. Essa renda pode ser oriunda de sites de terceiros ou de sites próprios, com o surgimento de marcas que levam o nome dos criadores digitais.

As expectativas para o futuro desses profissionais são positivas. Uma pesquisa da Shortlist e do banco Goldman Sachs cita o fato de a população brasileira passar, em média, dez horas por dia na internet como uma oportunidade. O levantamento projeta que, até 2027, esse mercado movimente cerca de US$ 500 bilhões, o dobro dos números registrados atualmente.

O cenário brasileiro é rentável para esses profissionais. A quinta edição do estudo “Creators & Negócios”, realizado anualmente pela Brunch e YOUPIX, mostra que 31% dos criadores recebem entre R$ 2 mil e R$ 5 mil por mês, enquanto 28,7% embolsam entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. Apenas 0,54% ganham mais de R$ 100 mil, enquanto 19,2% faturam até R$ 2 mil.

O estudo destaca, ainda, que 90% da população brasileira que atua no mercado de trabalho convencional recebe menos de R$ 5 mil por mês e que, por isso, o faturamento dos criadores de conteúdo é considerado atrativo para a realidade do país.

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