Operação
Em Singapura, Foodpanda usa hiperlocalização para personalizar entregas

A Foodpanda está utilizando dados hiperlocais para personalizar seus serviços de entrega em mercados competitivos como Singapura, onde as expectativas dos consumidores em relação à velocidade, variedade e preço continuam aumentando.
“Temos dados detalhados não apenas em nível nacional ou por usuário, mas também em nível microgeográfico”, afirmou Bhavani Shankar Mishra, diretor-geral da Foodpanda em Singapura, ao portal Retail Asia. “Tentamos entender o que os clientes querem — seja conveniência, acessibilidade ou simplesmente mais opções.”
Em Singapura, isso tem levado ao desenvolvimento de serviços mais direcionados, como entregas mais rápidas, horários agendados para compras de supermercado e ofertas de refeições individuais com taxas reduzidas e sem valor mínimo de compra. Esses serviços atendem especialmente trabalhadores de escritório, pessoas que moram sozinhas e consumidores mais preocupados com o orçamento.
Atualmente, a Foodpanda realiza pedidos de supermercado tanto por meio de parceiros varejistas quanto através de sua própria rede de dark stores (Pandamart e Dmart) que oferecem mais de 20 mil produtos com rastreamento de estoque em tempo real.
Garantir rapidez na entrega e a disponibilidade de itens essenciais se tornou uma prioridade para as operações da plataforma em Singapura, destacou Mishra em uma entrevista por vídeo.
O mercado de compras online em Singapura foi avaliado em US$ 1,1 bilhão no ano passado e deve crescer 8% ao ano até 2032, segundo a empresa de pesquisa de mercado The Report Cube.
Para atrair consumidores sensíveis a preço, a Foodpanda realizou mudanças no seu programa de assinatura Panda Pro. Os assinantes têm direito a descontos de US$ 3 nas taxas de entrega, até 20% de desconto em restaurantes selecionados e 3% de desconto em compras de supermercado acima de US$ 70. Todos os benefícios são aplicados automaticamente no checkout.
Fora de Singapura, a Foodpanda também adapta seus serviços com base nas preferências locais. Em Taiwan, os consumidores preferem produtos frescos e entrega gratuita. Já nas Filipinas, a demanda gira em torno de refeições acessíveis, como frango frito com arroz.
A empresa identifica esses comportamentos regionais por meio de ferramentas de aprendizado de máquina integradas às suas plataformas para consumidores, entregadores e comerciantes.
No entanto, personalizar os serviços nessa escala também traz desafios operacionais. Em Singapura, uma das principais dificuldades é manter tempos de entrega consistentes diante da variação na disponibilidade de entregadores.
Para melhorar a confiabilidade das entregas, a Foodpanda implementou rastreamento em tempo real, otimização de rotas com inteligência artificial (IA) e um recurso de gorjeta que permite aos clientes recompensar os entregadores antes, durante ou depois da entrega.
Além disso, a Foodpanda tem ajudado seus parceiros de restaurantes a crescer oferecendo acesso a painéis de dados e ferramentas de autoatendimento. Esses recursos permitem que os comerciantes tomem decisões mais informadas sobre cardápios, precificação e estratégias de marketing.
Imagem: Reprodução
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo