Colunistas
Entretenimento e experiência

Fui convidado a participar do podcast PodConectar, do Co.nectar Hub de Porto Alegre, para conversar sobre experiências internacionais e refletir sobre uma pergunta instigante: o entretenimento realmente ajuda os negócios? Antes de seguir, deixo aqui o convite para que assistam ao episódio completo no canal do Hub no YouTube. A conversa foi tão envolvente que me fez revisitar alguns pontos cruciais que observei em janeiro, tanto na NRF quanto durante minha passagem pelo Japão.
Há algum tempo venho notando o quanto a cultura oriental tem ganhado força nos Estados Unidos. É algo visível — seja pela presença da icônica marca Bandai em grandes centros comerciais, como o American Dream, ou pela loja da mesma rede cravada na Times Square. No mesmo entorno, aliás, também há um espaço totalmente dedicado ao K-pop. Esses são apenas alguns exemplos de como o entretenimento tem sido utilizado, há décadas, como uma poderosa ferramenta de difusão cultural e geração de negócios pelos países orientais.
Essa percepção me levou a um insight pessoal: percebi o quanto o entretenimento moldou minha própria trajetória e afinidade com a cultura japonesa. Minha infância foi marcada por super-heróis japoneses como Ultraman, Jaspion e Jiraiya, além de animes como Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakusho. Foi através desses universos que me conectei emocionalmente com o Japão — e essa conexão permanece até hoje.
Vivemos um tempo em que entretenimento e conteúdo são a chave para o sucesso nas mídias sociais. E, quando bem trabalhado de forma estratégica, o entretenimento tem um potencial enorme de engajar, aproximar e transformar percepções. Isso nos leva a refletir sobre como podemos inserir mais elementos de entretenimento em nossos próprios negócios — de forma genuína e relevante.
Vale o exercício de pensar: o que podemos entregar em termos de conteúdo que, ao mesmo tempo, informe, encante e entretenha? Porque, no fim das contas, experiência e emoção caminham lado a lado — e é aí que mora a diferença.
Uma excelente semana a todos!
Imagens: Elifas de Vargas
*Elifas de Vargas é formado em Marketing, com especialização em Quality Service pela Disney Institute na Flórida-USA. É criador do método FastVideos, produção rápida e versátil de vídeos para web, utilizando apenas o smartphone. Responsável por fundar a primeira webtv privada do Rio Grande do Sul, em 2006, dentro da incubadora tecnológica da Univates, possui ampla experiência em comunicação e é Terapeuta Comportamental pela Escola de Executivos e Negócios Instituto Albuquerque, certificada pela Fundação Napoleon Hill. Empresário, Co-Founder da Agência de Marketing Kreativ desde 2010, com sede em Lajeado/RS e filiais em POA/RS e Rio de Janeiro/RJ, está sempre em busca de experiências que impactem os negócios de seus clientes. Assim, também é curador de diversos eventos, entre eles, o Rio Inovattion Week (maior evento de inovação e tecnologia da América Latina) no Rio do Janeiro. Mais recentemente, em janeiro de 2024, Vargas fez a curadoria de conteúdo da NRF, em Nova York, para o Projeto NRF 2024 Digital Explorer. Acompanhe o autor no LinkedIn.