Economia
Febre do morango do amor movimenta comércio
Nas últimas semanas um novo doce viralizou na Internet, ganhando a atenção do Brasil: um morango no espeto, envolto em brigadeiro de leite ninho e caramelo vermelho. O morango do amor, uma evolução da tradicional maçã do amor, não só movimentou as redes sociais e as pessoas, mas também sacudiu o mercado. A busca pelo doce tem sido comparada a uma “segunda páscoa” por confeiteiros no Brasil.
O morango do amor é uma sobremesa artesanal, que tem feito confeiteiros faturarem milhares de reais em poucos dias de vendas. Segundo Silvana Abramovay, sócia-gerente da Amor aos Pedaços, conta que a empresa não tem dado conta do tamanho da demanda em suas 38 unidades.
“A gente não consegue até hoje atender a demanda, porque é um produto artesanal que a gente não consegue preparar em grandes quantidades de uma vez. Tem bastante procura, acaba muito rápido, então às vezes eu não consigo nem colocar nas plataformas [de vendas online], o maior volume é na loja física”.
A Amor aos Pedaços, que já é conhecida por trabalhar com sobremesas com morango ao longo do ano, está em seu sazonal Festival do Morango. Por isso, segundo Silvana, foi natural que os clientes procurassem o novo doce nas lojas. Com a procura e a similaridade, a marca decidiu investir na tendência.
“A gente sabe que o Morango do Amor é uma moda. E moda passa. Mas também sabemos que tem algo maior por trás desse movimento: uma tendência mais profunda de valorização do que é brasileiro e artesanal , do que é feito aqui”, afirmou Silvana Abramovay em publicação no LinkedIn.
Porém, a febre também trouxe desafios. O morango — principal ingrediente do doce — teve um salto brusco de preço nas prateleiras. Segundo o Estadão, no início de julho o quilo do morango custava R$ 24,66; no final do mês, chegou a custar R$ 48,07, o que representa um aumento de 95%.
Esse movimento do mercado foi sentido por Silvana na Amor aos Pedaços. “O preço dos insumos aumentou assustadoramente, e até está prejudicando a gente para o resto do Festival do Morango, porque a gente não usa [a fruta] só para isso. E o resto dos materiais para fazer o caramelo vermelho também já está acabando no mercado”, relata a empreendedora.
Imagem: Amor aos Pedaços/Divulgação