Economia
Festas juninas devem aumentar em 17% vendas em supermercados
A procura por culinária típica e novas experiências gastronômicas aquecem o mercado durante os meses de junho e julho
De acordo com pesquisa da Scanntech, a busca por produtos típicos das festas juninas deve provocar um aumento de 17% nas vendas em supermercados. A celebração por meio da culinária tradicional intensifica a procura por produtos como doces industrializados típicos como paçoca, pé de moleque e amendoim — item mais procurado (28%). Em seguida, vêm os ingredientes para pratos típicos, como milho de pipoca (23%), coco ralado (20%) e amendoim (19%), que estão entre as iguarias mais procuradas nessa época do ano.
Esse crescimento é atribuído não apenas ao aumento no consumo de produtos tradicionais, mas também ao interesse crescente por novas experiências gastronômicas que combinam tradição e inovação. Para Amílcar, essa é uma época muito importante para o setor. “As festas juninas representam um momento importante para o varejo alimentar. Nossa expectativa é que, durante junho e julho, as vendas aumentem 30% em todas as lojas da rede. Além disso, é um período em que a fidelização do cliente pode ser trabalhada com ofertas especiais e promoções temáticas”, afirma.
O varejo alimentar, por sua vez, está pronto para atender à demanda das festas juninas, oferecendo uma ampla variedade de produtos para todos os gostos. A preparação antecipada e o ajuste dos estoques refletem a importância que essas festividades têm para o setor, que espera um aumento significativo nas vendas e um fortalecimento do relacionamento com os clientes durante esse período.
Para o setor supermercadista, essas delícias representam uma ótima oportunidade. Segundo Amílcar Pavan, sócio-fundador do Flex Atacarejo, a preparação para as festas juninas começou meses antes. “Iniciamos o planejamento com bastante antecedência para garantir que nossos estoques estivessem prontos para atender à crescente demanda. A cada ano, notamos um aumento significativo nas compras de produtos juninos logo após a Páscoa. Por isso, reforçamos nossos estoques para assegurar que nossos clientes encontrem os produtos que desejam”, explica.
Imagem: Pixabay