Economia
Fluxo de visitantes no varejo cresce 4,5% no primeiro semestre
O fluxo de visitantes no varejo brasileiro encerrou o primeiro semestre de 2025 com saldo positivo de 4,5%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do Índice de Intenção de Compra no Varejo (IICV Seed), da Seed Digital, com cruzamento de informações baseadas em 35 milhões de visitantes/mês em milhares de lojas por todo o Brasil.
Para o segundo semestre, a expectativa é de um desempenho ainda mais aquecido. Historicamente marcado por datas fortes como Dia dos Pais, Black Friday e Natal, o período deve crescer 17% frente aos primeiros seis meses deste ano, segundo projeções do índice. No ano passado, o segundo semestre já havia avançado 16,1% em comparação com o primeiro, sinalizando um ambiente favorável para o varejo repetir e até superar esse desempenho em 2025.
Para o CEO da Seed Digital, Sidnei Raulino, o diferencial competitivo estará na capacidade dos varejistas de interpretar dados em profundidade e agir rapidamente para converter visitas em vendas. “As principais datas do calendário comercial tendem a impulsionar o fluxo de consumidores, mas sabemos que o fluxo, por si só, não garante performance. O uso estratégico de informações, como padrões de comportamento, horários de pico e dinâmicas regionais, será decisivo para capturar as oportunidades do semestre. Mais do que prever tendências, o desafio agora é converter intenção em compra. E os dados estão aí para mostrar o caminho”.
Segmentos em alta
Os segmentos de Perfumaria, Cosméticos e Maquiagem, juntos, foram os que apresentaram a maior performance positiva no fluxo de visitantes do varejo. Os três segmentos, juntos, tiveram expansão de 4,9% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado.
Os outros setores que apresentaram aumento de fluxo de visitantes em suas operações físicas foram Farmácia (2%), Telefonia e Acessórios (1,6%) e Construção/HomeCenter (0,1%).
Na outra ponta, os segmentos que registraram queda de movimento foram: Departamento/Casa (-6,5%), Moda e Acessórios (-3,6%), Artigos Esportivos (-1,5%) e Calçados (-0,5%).
Além disso, o IICV Seed apontou que as lojas de rua performaram melhor do que as lojas localizadas em shoppings centers. Os pontos em rua registraram +0,9% de aumento de fluxo, enquanto as lojas em centros comerciais recuaram -0,7% nos primeiros seis meses de 2025 em relação ao mesmo período de 2024.
Regiões brasileiras
A região Sul do País registrou o maior crescimento no fluxo de visitantes no varejo em lojas físicas, com 1,7%. O resultado consolidado do semestre é positivo mesmo com uma retração significativa em junho (-16%), por conta de eventos climáticos extremos que comprometeram tanto a demanda quanto a cadeia de abastecimento e limitaram a fluidez no varejo físico. A região Norte foi outra que apresentou crescimento, com 1,2%.
As demais regiões registraram pequena variação negativa no semestre: Sudeste (-0,4%), Nordeste (-0,3%) e Centro-Oeste (-0,2%).
Imagem: Unsplash