Operação

Inflação e juros altos são os principais desafios para micro e pequenos empreendedores

Publicado

on

prestação de contas; pequenas empresas reforma tributária; faturamento; empreendedores

Levantamento realizado pela SumUp identificou os principais desafios enfrentados por micro e pequenos empreendedores no Brasil. A pesquisa, que ouviu 266 clientes da empresa entre os dias 4 e 27 de junho de 2025 em todas as regiões do país, aponta que a inflação (31,2%) e o aumento das taxas de juros (30,1%) são os principais obstáculos enfrentados pelos entrevistados na gestão de seus negócios.

Outros fatores citados foram a dificuldade para obtenção de empréstimos ou crédito (16,2%) e o controle de fluxo de caixa visando à lucratividade do negócio (5,6%). De acordo com a análise, a instabilidade econômica tem impacto significativo sobre empresas de pequeno porte.

Os resultados variam conforme o setor de atuação. No segmento de alimentação, a inflação foi mencionada por 37,5% dos empreendedores. Já nas oficinas mecânicas, a taxa de juros foi citada por 50% dos participantes. A dificuldade de acesso ao crédito aparece como desafio relevante entre oficinas mecânicas (21,5%), negócios de alimentação (20%) e vendedores de artesanato (20%).

A pesquisa também detalha as percepções de acordo com o formato dos negócios. Entre empreendedores ambulantes, 62,5% apontaram a inflação como maior preocupação. Para 33,2% dos que atuam em casa e 30,6% dos que possuem ponto físico, o principal problema é a alta dos juros.

As dificuldades também variam conforme a localização geográfica. No Sul, a inflação foi o principal entrave mencionado (50%), enquanto no Norte a dificuldade em obter crédito lidera (40%). No Nordeste, a maior preocupação está relacionada aos juros elevados (35,1%).

A pesquisa indicou que 74,8% dos entrevistados acreditam que administrar um negócio está mais difícil atualmente do que no passado. Em relação às expectativas para o desempenho em 2025, 32% se disseram pessimistas quanto às vendas em comparação a 2024, enquanto 68% declararam manter perspectivas otimistas ou neutras.

Estratégias para enfrentar os desafios

Para o restante de 2025, os empreendedores indicaram foco na digitalização e na otimização dos meios de pagamento como estratégias prioritárias. Segundo o levantamento, 54,5% planejam ampliar a presença em redes sociais e 85% pretendem manter ou aumentar as vendas online.

A adoção de tecnologias também foi destacada: 75,2% dos participantes pretendem manter ou intensificar o uso de ferramentas baseadas em inteligência artificial.

Em relação aos meios de pagamento, 84,2% afirmaram que pretendem manter ou aumentar o uso do cartão de crédito para compra de insumos. A venda parcelada será mantida ou ampliada por 78,6% dos entrevistados. O uso do Pix deve aumentar para 56,8% dos empreendedores, enquanto apenas 3% disseram que pretendem reduzir ou não adotar o sistema.

Quanto à captação de crédito, 50% dos participantes afirmaram ter intenção de reduzir ou não implementar estratégias de empréstimos junto a instituições financeiras.

“A pesquisa da SumUp oferece um panorama claro dos desafios e da notável capacidade de adaptação dos micro e pequenos empreendedores brasileiros”, afirmou Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp para América Latina. “É inspirador verificar como, mesmo diante de um cenário econômico adverso, eles buscam soluções inovadoras, como a digitalização e o uso estratégico de meios de pagamento, para garantir a sustentabilidade e o crescimento de seus negócios.”

Imagem: Freepik

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *