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Instagram é a principal vitrine digital para 95% das PMEs brasileiras

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Mulher chinesa olhando para celular em ring light fazendo live shopping; pequenas empresas online; social commerce; livestream shopping; instagram

A maioria dos pequenos e médios e-commerces no Brasil utiliza as redes sociais como principal vitrine de produtos e canal de relacionamento com os consumidores. De acordo com a pesquisa NuvemCommerce, realizada pela plataforma de e-commerce Nuvemshop, 97% dos lojistas estão presentes em pelo menos uma rede social, e 50% utilizam essas plataformas como canal de vendas diretas. O Instagram é a rede mais utilizada para criação de conteúdo e divulgação das marcas, alcançando 95% de adesão entre os entrevistados.

“Estar nas redes sociais é fundamental para qualquer negócio hoje em dia; é um complemento para o site, que é sua plataforma principal e onde você converte clientes. Os consumidores buscam autenticidade, estilo similar ao seu e conexão. Por isso, as redes não servem apenas como uma vitrine para o consumidor apreciar detalhes dos produtos e os imaginar com precisão, mas também para acompanhar a marca de forma mais próxima, consumindo conteúdos como vídeos, bastidores e lives para se sentir próximo de quem fabrica as peças que irão ditar seu estilo”, afirma Priscilla Ferraz, gerente de vendas na Nuvemshop.

Após o Instagram, as plataformas mais utilizadas são o WhatsApp e o Facebook, ambas com presença em 59% dos pequenos e médios negócios digitais. O WhatsApp é usado principalmente para envio de transmissões com descontos e novidades, enquanto o Facebook ainda mantém relevância devido à sua central de anúncios e ao engajamento com contas comerciais.

A marca de roupas bordadas à mão HISHA tem o Instagram como principal rede social e utiliza vídeos em formato de reels como uma das suas principais estratégias. “Já tivemos lançamentos que esgotaram menos de 24h após um vídeo performar bem; as redes sociais mantêm a marca presente no dia a dia dos nossos consumidores”, afirma Breno Mageste, diretor de marketing da HISHA. Ele acrescenta que, por trabalharem com bordados manuais e detalhes artesanais, há interesse do público em conteúdos de bastidores, que ajudam a educar o consumidor sobre o processo de produção. Segundo Mageste, a cantora Marina Sena utilizou recentemente um conjunto da marca feito com exclusividade para a estreia da turnê do álbum Coisas Naturais.

O TikTok, que anunciou recentemente a chegada do TikTok Shop ao Brasil, já é utilizado por 35% dos lojistas entrevistados. “O impacto do TikTok no consumo se deve à natureza do aplicativo de ditar tendências pessoais. Com a chegada do TikTok Shop, a aderência à plataforma deve aumentar consideravelmente, pois a facilidade e experiência do usuário podem gerar crescimento considerado na taxa de vendas”, afirma Priscilla.

YouTube e Pinterest são usados por 15% e 14% dos empreendedores, respectivamente.

Em relação às estratégias de divulgação, além da produção de conteúdo próprio, os lojistas também investem em parcerias com influenciadores. A pesquisa aponta que 18% das PMEs ainda não utilizaram essa estratégia, mas pretendem iniciar em 2025. Entre os lojistas que já atuam com influenciadores, a permuta (envio de produtos em troca de divulgação) é a forma mais comum, adotada por 20%.

Imagem: Envato

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