Economia
Intenção de Consumo das Famílias cresce em junho, aponta CNC

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou crescimento de 0,5% em junho, considerando os ajustes sazonais. O resultado representa o melhor desempenho mensal desde maio de 2024. Os dados são da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Na comparação com o mesmo período de 2023, o índice teve retração de 1,3%.
O componente Acesso ao Crédito registrou alta de 2,5% no mês, acumulando cinco meses consecutivos de crescimento. A CNC atribui o movimento a medidas que aumentaram a liquidez no mercado financeiro. Segundo o levantamento, 32,6% dos consumidores perceberam maior facilidade para obtenção de crédito, maior percentual desde abril de 2020.
Por outro lado, o estudo indica um cenário de cautela entre os consumidores. A avaliação sobre o momento para aquisição de bens duráveis recuou 7,0% em relação a junho de 2023, maior retração entre os componentes analisados.
“Observamos uma melhora pontual, mas o consumidor segue atento aos sinais da economia. A combinação de crédito mais acessível e juros elevados exige decisões de consumo mais planejadas e criteriosas. Por isso há uma busca pelo equilíbrio entre o desejo de consumir e a preocupação de não comprometer o orçamento a longo prazo”, afirmou o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
Mercado de trabalho
O componente Emprego Atual apresentou leve queda de 0,1% em junho e de 1,8% na comparação anual. A Perspectiva Profissional, por sua vez, avançou 0,5% frente ao mês anterior e 1,7% em relação a junho de 2024, puxada principalmente por consumidores com maior renda.
Diferenças entre gêneros
Na análise por gênero, os homens registraram uma queda de 1,8% na intenção de consumo em relação a junho de 2023, enquanto entre as mulheres a retração foi de 0,7%.
No quesito Acesso ao Crédito, houve avanço de 1,5% entre os homens e de 3,4% entre as mulheres. A Perspectiva Profissional teve alta de 1,9% para o público masculino e de 1,4% para o feminino.
Com informações de Agência Brasil
Imagem: Envato