Connect with us

Inovação

Letron lança primeira coleção de eletrônicos produzida com 100% de plástico reciclado retirado dos oceanos

Produtos como fones de ouvido e caixas de som foram criados e a marca já recolheu e tratou mais de 4 mil garrafas

Published

on

Pessoa separando produtos para reciclagem

Engajados com as práticas ESG (Environmental, Social and Governance), a Letron – marca de eletrônicos do Grupo Leonora – lança a primeira coleção de produtos eletrônicos feita com 100% plástico reciclado retirado dos oceanos, a Coleção Ocean. Com o lote inicial, a marca já recolheu e tratou mais de 4 mil garrafas. Além disso, a produção desse material reduz em 80% a emissão de carbono se comparada à fabricação de produtos com plástico virgem. Quando acumulada na atmosfera, a substância acelera o efeito estufa, ocasionando mudanças climáticas.

Para colocar em prática a iniciativa pioneira no mercado, a Letron contou com o apoio da marca britânica Boompods, que tem parceria com o coletivo #tide. A organização recolhe as garrafas plásticas dos oceanos, limpa e depois comprime os resíduos para enviar à Swiss University, que transforma o plástico reciclado retirado dos oceanos em matéria-prima para a confecção dos produtos.

Além do cuidado com o meio ambiente na fabricação desses itens, a embalagem também conta com redução do uso de tinta e é livre de plásticos, o que reforça todo o conceito da coleção. “Inclusive, já estamos mapeando novas oportunidades tanto em produtos quanto em logística e descarte dos equipamentos, incentivando à conscientização de toda a cadeia quando o assunto gira em torno de eletrônicos”, ressalta Andreia Both, Coordenadora de Produtos Letron.

De acordo com os dados do Monitor Global de Lixo Eletrônico 2020 da ONU, o mundo gera mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano – o equivalente ao peso de 265 baleias-azuis em celulares, notebooks, eletrodomésticos e outras peças eletrônicas descartadas, na maioria das vezes, de forma incorreta. Em 2030, segundo o mesmo relatório, o lixo eletrônico gerado no mundo pode chegar a 74 milhões de toneladas anuais.

Imagem: Envato